A cozinha com estilo industrial se tornou a queridinha de arquitetos e designers de interiores. Afinal, é uma alternativa que une beleza, estilo e praticidade no dia a dia, itens muito importantes para os moradores. Inclusive, após a compra do imóvel com a imobiliária, muitos já dão início ao projeto, para poder realizar a mudança o mais rápido possível para seu novo lar.
A cozinha em estilo industrial possui algumas características marcantes, como linhas retas, tons sóbrios e priorização da funcionalidade. Contudo, existem outros pontos que precisam ser considerados na hora de montar a sua. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas incríveis de como ter uma cozinha em estilo industrial. Vamos lá?
Aqui, é importante utilizar tons neutros na decoração da cozinha em estilo industrial, a fim de garantir um ambiente mais claro e ao mesmo tempo moderno. Nesse sentido, misture branco, preto e tons de cinza, pois essa combinação é a melhor pedida para esse modelo. Contudo, se você gosta de cores vivas, saiba que não há nenhum problema em incluir detalhes coloridos para destacar, seja no armário, bancada, ilha, banquetas, etc. Em relação às texturas, aposte no metal e madeira.
Outro ponto importante é a estrutura da cozinha com estilo industrial. Um elemento bastante presente é a bancada, assim como a ilha de cozinha. Você pode utilizar as duas alternativas, se tiver um espaço aberto, ou optar por uma delas. Com isso, é possível valorizar ainda mais a presença de cadeiras, banquetas e os pendentes de luz, que vamos falar mais à frente. Além disso, se estiver construindo ou reformando, aposte em janelas grandes na estrutura, a fim de garantir o máximo de iluminação natural no ambiente.
Os móveis da cozinha estilo industrial precisam ser escolhidos com muito cuidado, a fim de garantir beleza, praticidade e funcionalidade. Portanto, as cores devem seguir a mesma linha, com tons de cinza, além de preto e branco, mas também é possível incluir cores vibrantes, como amarelo, por exemplo. Vale lembrar ainda que a organização é prioridade no estilo industrial e, por isso, você deve ser criativo em suas escolhas e soluções.
Os elementos decorativos da cozinha industrial são bem específicos e muito charmosos. Aqui, você pode investir nos letreiros neon, que podem aparecer no formato de palavras, frases ou desenhos. Além disso, plantas também são incríveis para dar mais cor e vida, mesmo em ambientes mais sóbrias e neutros. Além disso, você também pode usar os próprios utensílios de cozinha, como pendurar talheres grandes em trilhos, o pano de prato, potes de temperos, etc.
A iluminação é um dos itens mais importantes, tanto a entrada de luz natural quanto a artificial. Os lustres pendentes são marcantes e característicos nesse estilo de decoração, com fiação aparente, que conversa muito bem com a proposta. Além disso, o trilho de iluminação também é uma ótima pedida, visto que ajudam na iluminação geral. Quando falamos da cor das lâmpadas, o ideal é apostar nas amarelas, pois são mais confortáveis e aconchegantes.
Os revestimentos de parede e chão devem ser escolhidos com atenção nesse tipo de ambiente. As paredes com tijolinhos à vista, por exemplo, são um verdadeiro charme e muito utilizadas para reforçar esse estilo de decoração. Além disso, o metro White também é ideal para quem quer manter a claridade no espaço. Da mesma forma, o cimento queimado no chão é perfeito, pois os tons de cinza combinam muito bem com a paleta de cores neutra e também com elementos coloridos, caso queira incluir.
O conceito aberto é extremamente prático, além de promover sensação de amplitude, sendo ideal para todos os tipos de imóveis. Ele é muito característico do estilo industrial, devido aos galpões que deram origem a ele. Sendo assim, para dividir os ambientes, sem precisar de paredes, aposte em bancadas e banquetas. Dessa forma, você pode receber os convidados com ainda mais conforto.
Por fim, mas não menos interessante, utilizar o espaço vertical da cozinha é uma das principais tendências da decoração industrial. Afinal, garante maior otimização dos espaços e eficiência na hora de aproveitar o que tem ao seu dispor. Sendo assim, abuse de prateleiras nas paredes, assim como nichos e estantes, seja para armazenar enfeites, plantas, utensílios, etc. Com isso, você garante melhor visualização e muito mais praticidade em seu dia a dia.
Então, agora que você sabe como montar sua cozinha com estilo industrial, já pode colocar em prática nossas dicas. Mas, não se esqueça de ter um planejamento e contar com a ajuda de profissionais especializados. Dessa forma, você não garante apenas um ambiente bonito e estiloso, mas também extremamente prático e funcional, que atenda às suas necessidades e rotina, com o máximo de conforto e bem-estar.
Desc Imobiliária. Sua Imobiliária em Balneário Camboriú e região