Quando se compra uma nova casa ou apartamento com a imobiliária, é comum querer que tudo seja novo. Nesse sentido, o aparelho de jantar é um dos itens mais importantes, principalmente para aqueles que gostam de mesa posta, acessórios impecáveis, toalhas e jogos americanos sofisticados, etc. Com isso, o aparelho de jantar complementa o espaço, tornando os momentos ainda mais aconchegantes, confortáveis e saborosos.
No entanto, nem sempre é fácil escolher o ideal, especialmente com o avanço da tecnologia e tantas novas opções disponíveis no mercado. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 7 dicas simples e práticas para te ajudar a escolher o aparelho de jantar ideal. Vamos lá?
O primeiro passo para escolher o aparelho de jantar é observar o material. Afinal, ele será o responsável por garantir a qualidade e durabilidade das peças e até mesmo o custo-benefício, como vamos falar mais a frente. Nesse sentido, os principais materiais que você vai encontrar no mercado são cerâmica e porcelana.
A cerâmica possui custo mais baixo, mas é um material poroso e menos resistente, que pode acumular impurezas ao longo dos anos, ficando com aspecto de antigo. Por outro lado, a porcelana é um material clássico e nobre. Ainda que o investimento seja maior, a qualidade é superior, sendo peças resistentes, impermeáveis e fáceis de limpar.
Outro ponto fundamental é a quantidade de peças do jogo de jantar, pois ele deve ser capaz de atender a todos os moradores da casa e aos convidados que você costuma receber. Com isso, você garante maior padronização e uma decoração mais bonita e sofisticada.
Sendo assim, caso opte por um jogo constituído de 5 itens principais, como prato fundo, prato raso, prato de sobremesa, pires e xícara, o ideal é adquirir de acordo com o número de pessoas que vão sentar à mesa.
É fundamental que o aparelho de jantar tenha, pelo menos, as peças básicas para recepcionar um convidado e atender às necessidades e demandas dos moradores. Sendo assim, os principais são pratos fundos, rasos, de sobremesa, xícaras de chá e pires. Contudo, alguns modelos também podem contar com outras peças, como as travessas, outros tipos de xícaras, etc. Contudo, na hora de escolher o aparelho, preze pelo básico, independente da quantidade.
Outra dica importante é que, se possível, compre dois aparelhos de jantar. Um deles pode ser mais básico, geralmente com tons claros e indicados para o dia a dia, que combinem com qualquer decoração de mesa. Nesse caso, ele pode te rum número menor de peças, pois o intuito é que seja usado na rotina diária dos moradores.
Já o segundo aparelho deve contar com mais itens e, de preferência, tenha um acabamento mais detalhado. Nesse sentido, peças com estampas, acabamento nas laterais em alto relevo e formatos diferenciados são boas opções.
Contudo, um erro que muitas pessoas cometem é comprar dois aparelhos e usar somente um, deixando o mais sofisticado somente para quando recebe visitas. Entretanto, a recomendação de especialistas é que você também faça uso do aparelho mais elegante, pois a compra foi feita para você. Sendo assim, mesmo que não queira usar todos os dias, experimente colocá-lo nos finais de semana.
É interessante que o aparelho de jantar combine com o estilo de decoração do imóvel. Isso porque, dessa forma você garante que todos os elementos conversem entre si, garantindo ainda mais sofisticação e conforto visual. Sendo assim, se a sua casa tem uma decoração mais moderna, opte por peças mais coloridas, com cores intensas e estampas diferenciadas. Agora, se o estilo é mais romântico, prefira peças mais delicadas.
Hoje em dia, os aparelhos de jantar contam com as mais diferentes cores e estampas. Sendo assim, você deve escolher de acordo com suas necessidades e estilo de mesa, além da decoração que citamos no tópico anterior. Portanto, modelos mais coloridos combinam com ocasiões mais leves, como almoço ou brunch. Por outro lado, se quiser um aparelho que possa ser usado em diferentes ocasiões, opte pelas cores neutras.
Por fim, mas não menos importante, preze pela qualidade das peças na hora de comprar seu aparelho de jantar. Dessa forma, você terá itens resistentes e duráveis, garantindo assim o melhor custo-benefício. Afinal, se optar por aparelhos muito baratos, corre o risco de precisar substituir em pouco tempo e gastar ainda mais dinheiro.
Então, agora que você sabe como escolher o aparelho de jantar para seu novo lar, já pode colocar em prática nossas dicas e sair às compras. Tenha em mente que o planejamento é essencial, pois esses itens farão parte de seu dia a dia e precisam ser bem escolhidos, a fim de garantir praticidade, beleza e sofisticação.
Desc Imobiliária. Sua Imobiliária em Balneário Camboriú e região