Balneário Camboriú, o segundo menor município em termos geográficos de Santa Catarina, é também a cidade com a melhor infraestrutura do estado, o que mantém o mercado imobiliário em alta. Outros motivos que atraem investidores são o altíssimo índice de desenvolvimento humano (IDH), um dos melhores do Brasil, e o título de cidade mais segura do país. É claro que desta forma, o mercado imobiliário é extremamente valorizado, e o metro quadrado, um dos mais caros.
Segundo a FipeZap, o preço da venda de imóveis residenciais na cidade subiu em 0,06% em agosto de 2019, estando o metro quadrado na faixa dos R$ 7.000, colocando Balneário Camboriú acima até mesmo da capital. E os atrativos da cidade vão além das já citadas infraestrutura e segurança: a cidade é detentora de diversas belezas naturais e tem uma ótima localização geográfica, estando a menos de uma hora da capital catarinense, e próxima a polos industriais como Joinville e Blumenau, com acesso duplicado através da BR-101, helipontos e marinas.
A Dubai Brasileira
E continua: o mercado de imóveis de luxo vem crescendo, tendo em 2018 desbancado, segundo a Fipe, regiões luxuosas de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso atrai capital internacional, como por exemplo xeiques de Dubai, o que só reforça o título de “Dubai brasileira” que a cidade detém. A posição no ranking de desenvolvimento social das Melhores Cidades para Fazer Negócios (realizado por Urban Systems/Exame) sobe a cada ano. E o IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) já bateu 5,2 em Balneário Camboriú. Há também o investimento público municipal de Balneário Camboriú no mercado imobiliário. Para o ano que vem (2020) está prevista a redução da alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) cobrado pela prefeitura. E, para fechar, também estão previstas a ampliação da faixa de areia das praias e um novo molhe no Pontal Norte, tudo pra 2020.
O Melhor Investimento e Cuidados
Tendo em vista o exposto no primeiro parágrafo, o melhor investimento imobiliário a ser feito em uma cidade como essa é justamente o imóvel na planta, que ainda não foi construído, mas exige toda uma documentação regularizada, o que dá segurança ao comprador. Para isso, tenha antes em mente o valor que planeja investir. E, se possível, uma entrada sempre torna as negociações mais favoráveis. Conte também com a ajuda de profissionais da área para auxiliá-lo a fazer uma pesquisa sobre o mercado imobiliário (especialmente da região que tem em mente), consultar formas de pagamento e verificar as características internas e externas do imóvel.
O Porquê de Tal Investimento
Vamos então às vantagens de se comprar um apartamento na planta. Primeiramente, o preço é menor. Apartamentos na planta costumam ser menos custosos, especialmente se houver uma entrada. Isso garante boas condições de negociação. Também devemos mencionar a constante valorização da cidade. Como parte do litoral catarinense, o imóvel tende a estar entre 20% e 50% mais valorizado quando as chaves forem entregues. Outra vantagem é que as construtoras tendem a facilitar horrores o pagamento para quem compra na planta. Com a queda da taxa Selic, as taxas de juros de financiamentos também baixaram, o que aqueceu o mercado imobiliário. Segundo a Infomoney, entre 2020 e 2021, apartamentos sendo vendidos na planta tendem passar por valorização.
A sua cara
É sempre bom lembrar, também, que um apartamento comprado na planta permite que você o deixe com a sua cara, afinal de contas é você que vai escolher a pintura, o piso e todos os outros detalhes do imóvel. E, por último, por ser o primeiro dono, a burocracia é bem menor. Não houve donos anteriores que podem ter restrições, por exemplo. Agora, com tudo em mente, é só procurar um especialista e mandar ver. Realize seu sonho.