Ao comprar uma casa ou apartamento é importante conhecer todos os detalhes. Inclusive a segurança ao que diz respeito ao gás de cozinha.
Porque, além do fato de sempre sonharmos com a casa própria, nossa futura casa deve oferecer condições adequadas para uma vida confortável e segura.
Entre as muitas coisas que merecem destaque, as condições das instalações de gás de cozinha em um prédio e/ou apartamento, ou ainda numa casa são fundamentais.
É necessário observar algumas regras básicas de segurança e, idealmente, se necessário, fazer ajustes a essas instalações de gás de cozinha, antes da sua mudança.
Com isso em mente, os especialistas criaram 7 dicas para instalações de gás de cozinha que você não deve negligenciar:
Manutenção do gás de cozinha
Consulte o corretor ou o ex proprietário sobre a manutenção ou inspeção recente realizada. Idealmente, essa manutenção na instalação do gás de cozinha deve ser realizada por pessoal qualificado a cada dois anos. Se isso não acontecer, é importante concluí-lo antes de mudar para seu novo endereço.
Ventilação constante onde ficará o botijão de gás
A ventilação é sempre necessária quando aparelhos a gás são instalados para garantir a renovação do ar.
Um dos itens verificados é a ventilação inferior. O espaço entre a porta e o piso deve ser suficiente para a circulação de ar. Como regra, essa distância deve ser de 3 cm, dependendo do tamanho da porta.
No caso de ventilação suspensa, verifique se o balanço tem uma abertura fixa e se não há móveis ou paredes que impeçam a circulação de ar.
Registro de gás
O registro do gás de cozinha deve estar em locais facilmente acessíveis e claramente visíveis. Eles não devem ser escondidos em armários embutidos ou outros móveis.
Se essa for a situação do imóvel que você pretende alugar ou comprar, é necessário fazer essa alteração do registro do gás de cozinha, em transferir para um local mais acessível e visível da casa.
Obras na casa nova
Se você quiser fazer alterações na propriedade, seja um projeto importante ou pequenos reparos, tenha cuidado com as instalações de gás de cozinha.
Antes de quebrar paredes e pisos, é importante ter certeza de onde os tubos de gás passam. Idealmente, um profissional que conhece do assunto deve estar a frente dessa obra para que não haja risco de danificar a instalação do seu gás de cozinha.
No caso da moradia ser um apartamento procure o síndico. Alguns edifícios possuem um manual de manutenção sobre as instalações de gás de cozinha.
Estrutura elétrica e de gás de cozinha
Uma chaminé ou mangueiras conectadas a aparelhos a gás não devem entrar em contato com móveis, materiais plásticos ou instalações elétricas.
Além disso, as instalações elétricas devem estar localizadas a pelo menos 15 centímetros no mínimo das instalações de gás de cozinha.
Varanda
este é o espaço da casa preferido da maioria das pessoas. Se você tem uma varanda e deseja expandir para criar uma varanda gourmet, certifique-se de aprovar seu projeto com a Ceg ou seu distribuidor local de gás.
Esse tipo de trabalho altera as condições de ventilação existentes e deve ser pré-avaliado por especialistas para garantir que a ventilação no local onde os aparelhos a gás de cozinha serão instalados na nova área da casa não traga riscos à família.
Botijão de gás de cozinha
Se você decidir usar botijão de gás de cozinha em sua nova casa por conveniência, Troque o botijão de gás de cozinha antigo que já pertencia a casa.
Retorne à empresa que vendeu ou encontre outra maneira segura de deixar esse botijão de gás fora da casa.
Mantenha o cilindro longe de aparelhos a gás até se desfazer dele.
Você não conhece a procedência nem o tempo de utilização desse botijão de gás de cozinha. O mais seguro é comprar um novo botijão de gás para a sua cozinha.
Essas são dicas valiosas para manter sua nova casa segura, portanto não a negligencie.