Quem quer comprar ou vender um imóvel precisa ter em mente que além de se organizar financeiramente, a pessoa deve contar com o serviço oferecido por uma consultoria imobiliária, pois o consultor imobiliário é um profissional imprescindível para as duas partes da negociação.
Contar com uma consultoria imobiliária significa que o comprador ou o vendedor terá toda a ajuda necessária para a execução de todos os trâmites que envolvem a compra ou a venda de um imóvel.
Isso, porque é o consultor imobiliário que fará toda a análise e pesquisa de mercado e o cliente receberá essas informações em mãos. A partir delas, ele poderá decidir se esse é o melhor momento para vender e/ou comprar um imóvel.
Como estamos tratando de sonhos, afinal estamos falando de casa própria, a fim de não errar na hora de contratar esse serviço, é fundamental que o comprador/vendedor procure um profissional ou uma empresa que seja conhecida, recomendada e que saiba trabalhar com o mapa comercial da região.
Além disso, o profissional deve ter conhecimento a respeito de temas como decoração, engenharia, funcionalidade dos imóveis e, principalmente, sobre direito imobiliário.
O consultor imobiliário é o profissional que trabalha para trazer benefícios para as duas partes de uma negociação, ou seja, tanto o vendedor quanto o comprador. Esse cuidado é necessário, porque os dois lados precisam sair satisfeitos da negociação.
Atribuições de uma consultoria imobiliária
Além de atuar na negociação de um imóvel, a consultoria imobiliária deve executar serviços como: avaliação do imóvel para compra e venda, locação, para fazer seguro, para usar como garantia bancária, ação voltada a execução de revisão da planta de valores municipais, renegociação de contratos, medição e vistoria de obras, negociação de locação e outros.
Trâmites burocráticos envolvem a compra e a venda de imóveis e por esse motivo, quem deseja comprar ou vender precisa ter uma segurança jurídica.
Devido a isso, contar com uma consultoria imobiliária significa ter tranquilidade na execução de documentos, registros em cartórios, comprovantes e outros, pois a empresa tem todo o conhecimento necessário para que tudo saia de acordo com o a lei brasileira em vigor determina.
Por esse motivo, antes de comprar e/ou vender um imóvel, a melhor forma de não ter problemas na execução do processo é contar com os profissionais da área, porque assim todos estarão seguros e não enfrentarão problemas em breve.