A mesa de centro é um móvel bastante funcional e que agrega valor à decoração de interiores, pois além de bonito, também serve para apoiar objetos decorativos, assim como pratos e copos quando recebe visitas em casa. Contudo, principalmente se você acabou de se mudar para um imóvel escolhido com a ajuda da imobiliária, é importante analisar com atenção a mesinha de centro. Afinal, ela precisa ser escolhida seguindo algumas regrinhas e considerando diversos fatores.
Sendo assim, nem sempre essa é uma tarefa simples. Portanto, pensando em te ajudar, preparamos para o post de hoje uma lista de 5 dicas para escolher a mesinha de centro ideal. Vamos lá?
O primeiro passo para escolher sua mesinha de centro é tirar todas as medidas do cômodo. Especialmente se você está montando o espaço do zero, o ideal é fazer uma planta baixa em escala e incluir todos os móveis desejados. Dessa forma, você garante um ambiente bem aproveitado e otimizado.
Depois, considere o tamanho e formato do sofá. Afinal, a mesinha de centro deve ser sempre menor que a largura do sofá, cerca de 1/2 a 2/3 da largura. Agora, se o sofá for o modelo com chaise, considere sua largura, sem contar com a chaise. Por outro lado, o sofá modelo de canto, é importante levar em consideração a largura do assento, a fim de encontrar o tamanho ideal do móvel.
Para finalizar a questão do tamanho, você precisa ainda deixar um espaço livre para a circulação dos moradores e convidados, que deve ficar entre 40 e 60 cm. Dessa forma, a mesinha fica proporcional ao espaço, sem atrapalhar a passagem e ao mesmo tempo facilitar o apoio para quem está no sofá.
Outro ponto de atenção é a altura da mesinha de centro, visto que em boa parte dos casos, o móvel serve como apoio e ainda dá suporte para as pessoas que estão sentadas nos sofás e poltronas ao redor. Nesse sentido, não é recomendado que a mesinha tenha a mesma altura do sofá, mas sim alguns centímetros mais baixas. Geralmente, elas ficam na altura do joelho das pessoas, acompanhando o assento do sofá.
Para os sofás mais baixos, elas devem ficar entre 25 e 30 cm de altura, enquanto sofás convencionais pedem mesas entre 30 e 40 cm de altura. Lembrando que os modelos mais baixos são considerados modernos e atuais.
A mesa de centro precisa conversar com o estilo de decoração do ambiente, a fim de promover sofisticação e harmonia. Sendo assim, antes de comprar o móvel, pense em qual é o tipo de decoração que deseja: vintage, rústico, moderno, minimalista, industrial, clássico? A boa notícia é que existe uma grande variedade de designs, cores e materiais e você com certeza irá encontrar a opção ideal para seu ambiente e gostos pessoais.
O formato da mesa também deve ser avaliado antes da compra. Hoje em dia, graças à tecnologia e novas tendências, existem muitas opções de formatos, tamanhos, cores e materiais de mesas de centro disponíveis no mercado, facilitando a escolha do móvel ideal.
O formato retangular combina muito bem com o sofá de formato padrão, ou seja, sem chaise. Além disso, é uma boa opção para quem não possui muito espaço de área de passagem. Por outro lado, a mesa de centro quadrada é perfeita para salas amplas, com grande área no centro. Já o modelo oval é perfeito para quem tem crianças ou animais de estimação em casa, visto que não corre o risco de machucar.
Da mesma forma, é excelente para salas com grande fluxo de pessoas, como por exemplo, se ficar entre cozinha e varanda. Por fim, o modelo redondo é ótimo para ambientes pequenos, além de combinar com sofás com chaise ou de canto.
Como falamos, a mesa de centro pode ser feita com diversos materiais e a escolha irá depender do estilo de decoração, como falamos anteriormente, e também de suas exigências e necessidades.
A madeira, por exemplo, é um material que promove sensação de aconchego e combina com todos os estilos de decoração. Já o vidro, também é neutro, promovendo leveza a decorações mais pesadas. Por outro lado, o acrílico é moderno, criando um constraste interessante com decorações clássicas. Quando falamos de mesa de centro de espelho, é sinônimo de contemporaneidade, enquanto a laca é um clássico.
Então, agora que você sabe como escolher sua mesinha de centro, já pode colocar em prática nossas dicas e sair às compras. Mas, lembre-se de ter um bom planejamento e considerar toda a decoração do ambiente. Inclusive, nossa dica é deixar para comprar a mesinha depois de já ter escolhido os elementos mais importantes, como sofá e o tipo de decoração que deseja para o espaço. Dessa forma, você garante maior harmonia e sofisticação ao cômodo.
Desc Imobiliária. Sua Imobiliária em Balneário Camboriú e região