Depois de, enfim, encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é comum realizar algumas alterações na propriedade a fim de garantir maior personalização, aconchego e qualidade de vida. Nesse sentido, as áreas externas ganham cada vez mais destaque, especialmente depois da pandemia do COVID-19 e a maior valorização da diversão em casa. Os pergolados, portanto, são excelentes para criar ambientes aconchegantes e perfeitos para relaxar no dia a dia, podendo ser usados de diferentes formas.
No entanto, além de construir a estrutura, é importante considerar a cobertura do local. Afinal, existem diferentes tipos de vantagens e desvantagens. Portanto, se você está pensando em construir um pergolado em casa, continue acompanhando o post de hoje e veja como escolher a melhor cobertura para o seu.
Existe melhor cobertura para pergolado?
Bom, como falamos, existem diversos tipos de coberturas para pergolado, não havendo necessidade de ser feita com o mesmo material que a estrutura. Além disso, é importante lembrar que não existe um tipo melhor do que o outro, mas sim aquele que mais irá atender suas necessidades, preferências e orçamento. Portanto, assim como é importante considerar esses aspectos, contar com a ajuda de profissionais especializados, como designer, paisagista ou arquiteto, também pode facilitar ainda mais a escolha ideal.
Cobertura de vidro
A cobertura de vidro é uma das preferidas daqueles que possuem pergolado em casa. O mais indicado aqui é apostar no vidro laminado, pois é mais resistente e permite a entrada completa de luz natural no espaço. Contudo, não podemos deixar de ressaltar que coberturas transparentes podem causar o efeito lupa. Esse fenômeno é conhecido por acumular calor na estrutura e prejudicar a visão.
Veja também: telha sanduiche em franca
Cobertura de lona
Esse tipo de cobertura é uma solução simples, relativamente barata e fácil de montar. Inclusive, é possível até mesmo fazer uma alternativa retrátil, pois dessa forma você pode deixar o sol entrar no espaço para aproveitar ainda mais e, quando desejar, poderá proteger o ambiente e deixá-lo mais fresco.
Cobertura com telha
Para pergolados de madeira, existe a possibilidade de investir em telhas tradicionais, especialmente as de cerâmica. Isso porque, as de alumínio ou galvanizadas podem deixar o ambiente muito quente, o que não é interessante para quem quer, justamente, aproveitar os dias de alta temperatura fora de casa.
Cobertura de bambu
Esse modelo é bastante resistente e oferece um efeito diferenciado para a decoração do espaço, trazendo maior rusticidade, natureza e simplicidade ao ambiente. Contudo, por mais que o bambu seja considerado resistente, o recomendado é aplicar a película protetora, pois dessa forma se garante maior durabilidade.
Pergolado sem cobertura
O pergolado sem cobertura também pode ser uma opção. No entanto, é importante considerar que os itens abaixo dele podem sofrer com as mudanças do tempo, como chuva, vento, sol forte, etc. Nesse sentido, o ideal é incluir peças que sejam próprias para ficar no tempo e tenham o tratamento adequado.
Cobertura de acrílico
Outra alternativa para quem deseja cobertura transparente é o acrílico, promovendo também boa entrada de luz natural. Contudo, não é um material altamente resistente, exigindo maiores cuidados e atenção, especialmente com a manutenção, que precisa ser feita com maior frequência.
Cobertura de palha
A cobertura de palha é perfeita para quem quer oferecer um ar mais rústico para a decoração. Ainda que não seja um material altamente durável e exija maior manutenção, o efeito estético é incrível. Sendo assim, se na sua região chove pouco, investir em cobertura de palha é uma ótima opção.
Cobertura de policarbonato
Se você deseja cobertura transparente em seu pergolado e quer investir no policarbonato, é importante saber que existem dois tipos, o compacto e o alveolar. O primeiro é produzido com polímeros de carbono, fazendo com que o pergolado resista a impactos que possam acontecer. Já o segundo é feito com chapas mais leves, o que torna o ambiente mais fresco. Sendo assim, é a melhor opção para quem tem piscina em casa e não quer deixar de aproveitar a luz natural, mesmo em dias quentes.
Proteção contra o sol
Por fim, vale ressaltar que, se você optou por uma cobertura de pergolado feita com materiais naturais, é importante investir em um produto que ofereça proteção dupla contra o sol, pois assim eles mantêm sua durabilidade por mais tempo. Aqui, é importante contar com um profissional para aplicar o verniz e assim proteger a cobertura das mudanças do clima, além de investir em materiais de qualidade.
Então, agora que você conhece os principais tipos de cobertura para pergolado, entenda quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles. Dessa forma, pode escolher aquele que mais atende suas necessidades, desejos e, claro, orçamento. Mas, além disso, não se esqueça de pedir a ajuda de profissionais especializados, pois dessa forma eles poderão orientar na melhor escolha para sua nova casa. Assim, você evita dores de cabeça desnecessárias e problemas no futuro.
Desc Imobiliária. Sua Imobiliária em Balneário Camboriú e região