Você trabalha no segmento industrial e ama este ambiente a ponto de escolher este o tema da decoração de sua casa ou de seu apartamento, a decoração industrial? Nesse sentido, um estilo que conquista cada vez mais pessoas é o industrial, com um visual bem característico, possuindo materiais rústicos, cores neutras, objetos decorativos diferenciados e outros detalhes interessantes.
Contudo, nem todo mundo conhece a fundo sobre esse tipo de decoração, os adeptos mais comuns a ela são as pessoas que trabalha com marketing industrial ou mesmo os próprios donos das indústrias, o que pode causar algumas dúvidas na hora de escolher o ideal para seu novo apartamento. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para explicar o que é o estilo industrial e quais são suas principais características.
A Crise de 1929, nos Estados Unidos, foi um dos acontecimentos mais importantes da história contemporânea e, graças a ela, muitas fábricas, galpões e indústrias foram abandonados por toda a cidade de Nova York, muitos em regiões nobres ou centrais. Então, a partir de 1970, com a desindustrialização do país e alto preço dos imóveis comuns, muitos galpões e prédios operacionais antigos começaram a ser usados como estúdios artísticos e moradia. Sendo assim, esse foi o início da história da decoração industrial.
O estilo industrial vai muito além da decoração em si, prezando também pela sustentabilidade, visto que valoriza a redução de custos e reaproveitamento de materiais. Seu principal objetivo é criar um ambiente que enalteça alguns conceitos semelhantes à decoração rústica. Contudo, é importante que isso seja feito com cautela, a fim de garantir a harmonia dos ambientes e sofisticação, você até pode pedir dicas para agências B2B, pois estas vivem este mundo e podem auxiliar.
A decoração industrial é bem peculiar, misturando elementos rudimentares com sofisticação, o que promove um charme urbano, mas sem perder a elegância. Sendo assim, entenda melhor abaixo quais são as características desse estilo:
Parecidos com a estrutura dos galpões industriais antigos, os ambientes desse estilo são amplos e funcionais, projetados para integrar os espaços de convivência com um toque de diferenciação e praticidade. Esse efeito é ampliado pelo uso de plantas livres, ou seja, sem divisões físicas entre os “cômodos”, garantindo sensação de amplitude. Além disso, outras características são pés-direitos altos e grandes.
Quando colocados em evidência, esses elementos trazem a atmosfera urbana e moderna para dentro do imóvel. As tubulações podem ter acabamentos metalizados, pintadas com uma cor discreta ou até mesmo com as mais chamativas. O truque aqui é o equilíbrio entre todos os elementos do local. Além disso, vigas à mostra também são características, trazendo ar de rusticidade, mas sem pesar dependendo dos outros itens presentes.
Além de priorizar a entrada de luz natural, é primordial investir em um projeto luminotécnico. Nesse sentido, você pode utilizar pendentes modernos e trilhos de iluminação, visto que contribuem ainda mais para o estilo industrial, ao mesmo tempo que deixam os espaços mais iluminados e confortáveis. Além disso, nada de lâmpadas brancas, mas sim amarelas por serem mais confortáveis aos olhos e esteticamente bonitas.
Na decoração industrial, os ambientes costumam ser integrados, visto que sua origem se deu nos galpões industriais. Portanto, aqui os ambientes se fundem e podem ser usados de diferentes formas ao longo do dia. É claro que não é preciso ter uma casa integrada por completo, mas é possível oferecer diferentes experiências.
A inspiração do estilo industrial está diretamente ligada às construções da época em seu visual original, ou seja, sem acabamentos nas paredes, mas sim com tijolo e cimento à vista. Justamente por isso, é importante ficar atento para garantir harmonia com o estilo e leveza aos ambientes. Portanto, tijolo à vista e parede de cimento queimado são os mais utilizados, visto que oferecem sensação de conforto e aconchego.
Portas e janelas amplas que ajudam na iluminação natural e circulação de ar são elementos bem marcante nesse estilo de decoração. Além de serem versáteis, as portas permitem ampliar os espaços ou dar privacidade, enquanto as janelas exploram a luz natural. Contudo os materiais é que fazem toda a diferença, priorizando acabamentos em aço ou ferro, complementados por vidros.
Tons sóbrios como preto, cinza e branco são predominantes na paleta de cores do estilo industrial. Isso não significa, no entanto, que cores vivas e alegres não façam parte da decoração, mas sim que devem ser utilizadas em detalhes pontuais, como almofadas, cadeiras, vasos, sofá, tubulações aparentes, entre outros elementos.
Então, agora que você sabe mais sobre a decoração industrial, entende quais são os principais elementos e características desse estilo. Dessa forma, compreende se ele faz parte de seu perfil e atende aos gostos pessoais dos moradores. Portanto, se decidir apostar desse estilo, não deixe de ter um bom planejamento e garantir um espaço incrível para seu novo lar.