Em 2021, a cidade de Balneário Camboriú ganhou ainda mais destaque devido ao alargamento da faixa de areia da Praia Central. Com belezas naturais incríveis, excelente infraestrutura e ótimas opções de lazer, a cidade é um dos principais destinos turísticos do Brasil, além de atrair muitas pessoas em busca de uma imobiliária em Balneário Camboriú a fim de investir na região. No entanto, a falta de espaço devido ao avanço do mar em uma das praias mais movimentadas do estado, já era um incômodo para os banhistas e prefeitura há um bom tempo. Sendo assim, depois de diversas negociações, finalmente a Praia Central ganhou o merecido destaque, passando de 25 para 70 metros de largura. Como consequência, os imóveis da região se valorizaram de forma significativa, além de comportar confortavelmente todos os turistas que passam por aqui e optam pelo aluguel de temporada.
Contudo, além da Dubai Brasileira, outras cidades também realizaram esse tipo de obra, tanto para preservar as orlas dos estragos causados pela erosão e ressacas, quanto para melhorar o turismo, com praias maiores e bem estruturadas. Portanto, confira no post de hoje quais são elas:
Segundo a prefeitura municipal, a Praia Central de Balneário Piçarras já passou por cerca de três obras de alargamento da faixa de areia. A primeira foi no ano de 1998, quando a cidade estava pouco valorizada nos setores turístico e imobiliário. Isso porque, as ressacas constantes destruíram a orla central, ameaçando até mesmo, alguns prédios à beira-mar. Então, cerca de 10 anos depois, outra obra foi realizada, desta vez no trecho da Barra Sul e, por fim, a última ocorreu em 2012.
Em novembro de 2019, a prefeitura de Fortaleza finalizou o alargamento da famosa Praia de Iracema, acrescentando cerca de 80 metros de faixa de areia em aproximadamente 1,2 km de extensão. Segundo o município, as obras foram realizadas para alargar o aterro que já existia no local e na criação de um novo aterro. Juntas, ambas as faixas somam mais ou menos dois quilômetros, uma área que equivale a quase 18 quarteirões. Tudo isso permitiu a ampliação do calçadão, instalação de equipamentos de esporte e lazer, assim como uma nova via paisagística.
A prefeitura de Natal também discute há muitos anos o alargamento da Praia de Ponta Negra, considerada o principal cartão-postal da capital potiguar. De acordo com o município, o projeto prevê quatro quilômetros de extensão entre o Morro do Careca e o Hotel Serhs, na Via Costeira. Aqui, o objetivo é que a faixa de areia fique com 100 metros quando a maré estiver seca e, com 30 a 50 metros, quando cheia.
Essa obra já vem sendo solicitada pela população e turistas há um bom tempo em Canasvieiras. A faixa de areia que possuía entre um a cinco metros dependendo do trecho, agora possui aproximadamente 45 metros de largura ao longo dos 2340 metros de extensão. O intuito era que com o avanço da maré, ela se estabilizasse entre 30 a 45 metros. Contudo, ela se manteve com 45 metros mesmo após as fortes marés. Os resultados foram muito positivos para a região, como a valorização de imóveis e desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda.
No Sul da Ilha da Magia, o projeto será um pouco diferente que o anterior. Isso porque, por ser mar aberto, a obra ficaria 10 vezes mais cara. Portanto, a alternativa encontrada foi a construção de um molhe, onde as ondas irão bater e, consequentemente, levar a areia para a praia de forma natural. Ainda que seja um processo mais demorado, é uma forma de fazê-lo sem precisar investir tanto. No entanto, o projeto ainda não foi finalizado e está em fase de construção, para então dar andamento ao estudo ambiental e encaminhar ao IMA (Instituto do Meio Ambiente).
Essas duas praias de Floripa precisam de obras parecidas, sendo que os projetos já estão prontos. A primeira é quase uma cidade dentro da capital, com 60 mil habitantes fora de temporada e abrigando muito mais nessa época. Contudo, no canto sul, a areia já quase não existe, sendo que o intuito também é alargar 45 metros uniformemente. Já em Jurerê, a faixa de areia se retraiu significativamente, com pontos que têm apenas 5 metros de largura. Ambos os projetos têm previsão de serem concluídos no verão de 2022/2023.
Então, agora que você conhece outras cidades que passaram pela obra de alargamento da faixa de areia, entende a importância desse tipo de investimento. Afinal, além de proteger a orla, isso também reflete de forma positiva para a economia da cidade. Afinal, os imóveis tendem a se valorizar, assim como as praias se tornam mais estruturadas para acomodar os turistas de maneira confortável, garantindo boa experiência de viagem e, consequentemente, uma imagem positiva da região, atraindo ainda mais visitantes.
Desc Imóveis. Sua Imobiliária em Balneário Camboriú.