Alugar um imóvel com a imobiliária é uma das opções mais procuradas atualmente, visto que promove maior flexibilidade, além de não exigir um investimento tão alto quanto a compra de uma casa ou apartamento. No entanto, quando falamos em decoração, é comum ficar um pouco engessado, visto que em alguns casos o proprietário pode não permitir alterações. Mas, ainda assim, é o local em que se passa a maior parte do tempo, principalmente quem trabalha em casa, sendo importante que o imóvel seja aconchegante, bonito e prático. Tudo isso é possível adquirir por meio da decoração e, pensando em te ajudar, preparamos algumas dicas para o post de hoje voltadas para quem mora em uma casa ou apartamento alugado. Vamos lá?
Sabemos que mudanças podem ser corridas, mas é importante fazer as coisas com calma para garantir um bom resultado em sua decoração. Sendo assim, antes de sair comprando tudo o que pensa ser necessário, procure inspirações e referências em sites como Pinterest e outras redes sociais. Dessa forma, você evita que a casa fique uma mistura completa de estilos, garantindo maior sofisticação e praticidade. Além disso, você começa a entender o que realmente gosta e o que é apenas moda, podendo investir melhor seu dinheiro em peças que valem a pena.
As cores de um ambiente são responsáveis por boa parte de sua harmonia, sendo fundamental saber como combiná-las. Sendo assim, antes de escolher todos os móveis, cores das paredes e objetos, estude o círculo cromático, visto que essa ferramenta irá facilitar significativamente suas compras. Além disso, escolha entre 3 a 5 cores para ter como base os objetos, móveis, paredes e elementos decorativos. Por exemplo, branco e preto combinam com tudo, enquanto o bege harmoniza com marrom, vermelho, preto e azul. Já o cinza, conversa com cores como vermelho, violeta e azul. Por isso, não deixe de estudar o círculo cromático e garantir a melhor harmonia para seus ambientes.
As paredes devem ser vistas como o fundo de grandes obras de arte e merecem uma atenção especial. Aqui, você pode colocar sua criatividade para funcionar, mas sempre mantendo a harmonia e estilo desejado. Por exemplo, uma forma de dar vida ao espaço sem exagerar é pintar apenas uma parede com uma cor mais forte, deixando as outras claras. Além disso, o teto também pode ser pintado, sendo uma ótima opção para ambientes com pé-direito alto, pois ajuda a ampliar o local e manter o charme da decoração. Já os adesivos vêm evoluindo cada vez mais em termos de tecnologia, possuindo ótimo custo-benefício e praticidade. Inclusive, caso enjoar, é possível trocar ou apenas retirar sem estragar a parede.
Outra dica muito importante de decoração para imóveis alugados é investir em elementos que possam levar para outros lugares no futuro, como uma casa própria ou até mesmo outra propriedade alugada. Um bom exemplo é o design brasileiro, que vem sendo cada vez mais valorizado com o passar do tempo. Dessa forma, você garante flexibilidade com a decoração, além de muita personalidade e atemporalidade. Sendo assim, evite focar apenas na moda atual, mas sim em peças que podem se valorizar e serem utilizadas por muitos anos.
A iluminação é fundamental na decoração, sendo capaz de valorizar ou estragar todo o cômodo. Mas, antes de escolher, é importante analisar o objetivo de cada ambiente e ter profissionais preparados para criarem um bom projeto. As luminárias, abajures ou arandelas são elementos muito importantes e que se encaixam nos mais diferentes estilos de projetos. Já para quem gosta de uma pegada industrial, os eletrodutos são excelentes. Mas, independente do elemento que escolher, invista sempre em lâmpadas amareladas, visto que são mais confortáveis aos olhos. Lâmpadas brancas, por outro lado, deixam os ambientes frios, oferecendo estímulos visuais em excesso, o que pode atrapalhar o conforto durante a permanência nos ambientes, principalmente sala e quarto, além de prejudicar o sono.
Por fim, mas não menos importante, tenha em mente que menos é mais, principalmente em imóveis alugados. Isso porque, quando você coloca muitos elementos no espaço, a tendência é que ele fique pesado e poluído, sendo importante encontrar o equilíbrio e garantir leveza. Portanto, não coloque muitos móveis, apenas o que realmente será útil. Além disso, siga essa mesma linha com as cores, tentando não exagerar, mesclando cores e balanceando as combinações.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você terá muito mais facilidade para decorar seu apartamento alugado. Lembre-se de confirmar com a imobiliária alterações maiores, como pintura de paredes e perfurações. Mas, mais do que isso, invista em itens que possa levar para outros lugares, garantindo melhor aproveitamento de seu dinheiro e também do espaço.
Desc Imóveis. Sua imobiliária em Balneário Camboriú!