É fato que o Brasil é recheado de belezas naturais incríveis e como consequência, um novo nicho do segmento de turismo apareceu: o turismo sustentável. Caso você não saiba, o turismo sustentável é um tipo de viagem que prioriza o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais e sociais da região ao mesmo tempo que contribui para o crescimento da atividade econômica do município. Dessa forma, mais turistas são atraídos a fim de vivenciar novas experiências, mantendo pequenos negócios e a tradição cultural ativos. Portanto, se você está pensando em viajar, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja 7 lugares para conhecer.
Balneário Camboriú é uma cidade localizada no litoral norte catarinense, sendo um destino turístico muito famoso no Brasil. Com belezas naturais incríveis e atividades de lazer praticamente infinitas, a cidade oferece o melhor para seus turistas e moradores. Inclusive, muitos passeios na região são voltados para promover maior consciência na população sobre a importância da preservação, além de educar as pessoas sobre a vida marinha e demais ecossistemas locais. Uma boa dica para melhorar ainda mais sua viagem é optar por aluguel de temporada e procurar uma imobiliária em Balneário Camboriú. Sejam casas ou apartamentos, os imóveis de BC possuem ótima qualidade e você ainda contribui para a economia local.
Bonito é considerada a capital do ecoturismo no Brasil, sendo eleito como um dos melhores destinos de turismo sustentável de todo o mundo. Localizado no interior do estado do Mato Grosso do Sul, o município oferece excelentes opções de lazer, boa variedade de hospedagens sustentáveis, além de infraestrutura turística de qualidade. Aqui, você poderá praticar esportes em meio à natureza, como arvorismo, escalada, mergulho em grutas, flutuação em rios, etc. Não deixe de visitar a Gruta do Lago Azul, uma das principais atrações da cidade, com beleza de tirar o fôlego, águas cristalinas e formações rochosas extremamente antigas.
A apenas 130 km de São Paulo, Socorro é uma ótima opção para aqueles que preferem destinos naturais, mas não deixam de lado uma boa aventura. Com uma boa quantidade de cachoeiras e grutas, você também pode fazer trilhas, praticar arvorismo, mergulho, rafting, etc. Não podemos deixar de lembrar que tudo é feito de maneira saudável e sustentável, priorizando sempre o respeito pela natureza. Além disso, outra atração bastante famosa é a descida de caiaque pelas águas do rio de Socorro, uma aventura e tanto para os amantes de adrenalina.
Noronha é um dos destinos turísticos mais desejados pelos brasileiros, localizado no litoral de Pernambuco. Com belezas incríveis e cenários paradisíacos, o arquipélago é o sonho de muitos turistas, sendo extremamente disputado. Isso porque, o local possui controle do número de visitantes para que seja possível explorar a natureza sem degradar a fauna e flora da região. A maioria das hospedagens conta com iniciativas sustentáveis a fim de promover o menor impacto possível na natureza. Além disso, a ilha oferece o aluguel de bicicletas elétricas para que você possa aproveitar sua viagem sem emitir gás carbônico.
Outra opção de turismo sustentável é a Reserva Mamirauá, localizada próxima do Rio Solimões. Ela abrange as cidades de Maraã, Jutaí, Alvarães, Tefé, Uarini e Fonte Boa. Ela foi criada nos anos 90 como Estação Ecológica pelo Governo Estadual do Amazonas e basicamente oferece opções de ecoturismo, além de permitir conhecer melhor as comunidades ribeirinhas e a fauna local. Com certeza sua experiência será inesquecível por aqui.
Para quem gosta do clima frio, Gramado é um ótimo destino de turismo sustentável e conta com atividades diferentes das que citamos em outros municípios. Aqui, os passeios são mais voltados para a família e a sustentabilidade pode ser sentida em certas opções de hospedagens. O Hotel Bangalôs da Serra, por exemplo, recebeu um prêmio pelo projeto de redução de lixo e reciclagem. Além disso, existem roteiros ecológicos na região e você pode conhecê-los com as agências especializadas de turismo. Por fim, uma taxa de cerca de R$2,00 é cobrada pelos hotéis para criar iniciativas e programas para preservar a fauna e flora locais.
O Parque Estadual Ibitipoca possui infraestrutura totalmente voltada para o turismo sustentável. Dessa forma, os turistas têm maior contato com a natureza local, podendo explorar cachoeiras, lagos, grutas e diferentes trilhas de maneira saudável. Além disso, o local ainda possui restrição em relação ao número de visitantes, sendo necessário reservar com antecedência para evitar surpresas.
Então, agora que você conhece alguns lugares que praticam o turismo sustentável, já pode escolher qual será seu próximo destino. Lembre-se de ter um bom planejamento para garantir a melhor experiência de viagem, seja você, casal, sozinho ou em família.
Desc Imóveis. Sua imobiliária em Balneário Camboriú!