Se você está pensando em fazer qualquer tipo de investimento em imóveis e, principalmente, em escritórios de coworking, o melhor é saber quais são as novas tendências do mercado imobiliário no Brasil para que você possa escolher a melhor opção para você.
Sem dúvida, o último ano foi um ano em que as tendências imobiliárias sofreram uma grande mudança. A maioria das propriedades teve de se adaptar às novas necessidades da população e implementar medidas que, dada a situação financeira, lhes permitissem continuar a gerar rendimentos.
Aos poucos, foram criados espaços que atendem às necessidades das pessoas que estudam ou realizam suas atividades laborais remotamente.
Da mesma forma, como o tempo que as pessoas passam em suas casas é muito maior, as áreas de recreação e entretenimento dentro das casas tornaram-se mais importantes.
No entanto, os imóveis residenciais não foram os únicos que sofreram alterações, pois os escritórios e escritórios de coworking também sofreram, sendo estes últimos os mais afetados por estarem praticamente vazios.
A seguir, explicamos quais são as novas tendências de investimento em imóveis e as vantagens de investir em escritórios de coworking.
● Áreas especializadas e multifuncionais;
● Criação de conjuntos habitacionais;
● Comodidades e serviços à mão;
● Áreas especializadas e multifuncionais.
Se você está pensando em fazer um investimento em imóveis com o objetivo de revender e gerar lucros, uma boa dica é escolher aqueles imóveis que possuem amplos espaços para realizar atividades recreativas de casa. Esses imóveis se tornaram os mais procurados, por isso é muito mais certo que venderão rapidamente.
As residências que possuem espaços abertos para exercícios ou que possuem móveis retráteis para realizar tarefas de qualquer tipo, também são as que alcançaram maior demanda. Esses espaços tornaram-se essenciais para o conforto e o pleno desenvolvimento das pessoas.
Além disso, devido à contingência global, muitas pessoas tiveram que se adaptar ao home office. Essa situação fez com que a maioria das pessoas interessadas em investir em imóveis procurassem aqueles que possuem um espaço ideal para realizar suas atividades laborais.
Devido ao grande número de pessoas que não saem de casa, decidiu-se construir conjuntos habitacionais que funcionem como pequenas cidades e onde os habitantes tenham acesso a diversos serviços.
Novos empreendimentos imobiliários incluem lojas de conveniência, supermercados, farmácias e lojas de fast food.
Além disso, tem sido preferida a construção de áreas verdes e parques dentro desses complexos, para estimular a diversão e entretenimento das pessoas que o necessitam.
Buscando promover o investimento imobiliário e ao mesmo tempo beneficiar as pessoas, outra tendência no desenvolvimento imobiliário é a construção e adequação de equipamentos.
Isto de forma a criar zonas de relaxamento, mas também prestar serviços para elevar a qualidade de vida de quem investe neste tipo de imóveis, como piscinas, campos desportivos, ginásios, jardins, salas de eventos, parques infantis, etc.
Os escritórios de coworking oferecem a opção de trabalhar em espaços colaborativos para realizar todas as funções de trabalho, em um espaço confortável e ideal, que se torna mais inspirador do que um escritório tradicional.
Um escritório de coworking é um local de trabalho que reúne trabalhadores independentes, micro, pequenas e médias empresas, nômades digitais e start-ups. Ou seja, funciona como um pequeno centro de negócios.
É um conceito que ganhou muita força, pelo fato de existirem pessoas com perfis diferentes e empresas com características muito diversas, é um espaço perfeito para formar vínculos profissionais e conexões de grande valor.
Há muitas vantagens nos escritórios de coworking . Entre os mais notáveis, esses locais oferecem áreas de trabalho voltadas à criatividade e produtividade, além de maior interação entre trabalhadores e/ou empresários, favorecendo a criação coletiva.
Mas por que alugar um escritório de coworking? José Padilla, gerente do Beework, um dos escritórios de coworking mais conhecidos da América Latina, garante que ao alugar um escritório em local não especializado, gastos como luz, móveis, água, internet, café, segurança, são adicionados, estacionamento, etc.
No entanto, neste tipo de escritório de coworking centralizado, todas essas despesas já estão incluídas em uma única fatura e os preços são bem mais baixos.
Empresas e trabalhadores buscam espaços flexíveis, onde seja gerado um bom ambiente de trabalho e que também seja seguro para a saúde das pessoas. Além disso, não pagar preços exagerados por serviços ou aluguel é outra prioridade.
● Espaços grandes e iluminados;
● Coworking focado em determinadas empresas;
● Cursos e eventos para coworkers;
● Uso de tecnologia avançada.
É importante que os espaços para este tipo de atividade sejam amplos e iluminados, e que cada trabalhador tenha uma área onde possa se sentir confortável, reduzindo aqueles escritórios de coworking onde havia muito mais contato direto com outras pessoas.
Assim, os cubículos, que antes eram pequenos espaços, estão a ser substituídos por escritórios que dispõem de várias áreas de trabalho e que, além disso, têm à mão todos os serviços que possam ser necessários, como salas de reuniões, áreas comuns com acesso limitado, refeitório, entre outros.
Esses tipos de espaços têm um preço médio de 9.000 pesos por mês nas grandes cidades, como a Cidade do Brasil, enquanto nas áreas rurais têm um preço médio de 4.000 pesos por mês.
O investimento em imóveis deste tipo tem ganhado muita força, pois também há quem adquira estes espaços para focar num único tema e assim atrair empresas, trabalhadores e clientes que possam funcionar neste tipo de ambiente.
Isso é conhecido como coworking temático, onde toda a decoração, sinalização e materiais são voltados para um único público, sejam eles designers, arquitetos, engenheiros, etc.
Sendo uma ideia muito original, muitas pessoas optam por este tipo de espaço. Ao se sentirem confortáveis em um ambiente muito mais “familiar”, eles têm um melhor desempenho no trabalho.
Outra tendência para os escritórios de coworking é a criação de cursos e atividades que auxiliem o trabalhador a relaxar, buscando que nada tenha a ver com o trabalho.
Por exemplo, muitos espaços deste tipo oferecem cursos de jardinagem, decoração de interiores, culinária, costura, línguas, yoga, dança, etc. Além disso, costumam ser realizados eventos sociais, que na busca de perpetuar a saúde, são feitos seguindo todas as medidas de cuidado ou, em sua maioria, online.
Muitas empresas alugam escritórios de coworking e, apesar de utilizarem os recursos que oferecem, também incluem os seus próprios, principalmente quando se trata de tecnologia muito mais avançada.
No entanto, existem muitos espaços que já possuem tudo o que é necessário para criar projetos mais complexos, disponibilizando o uso de tecnologias como inteligência artificial, bem como o uso de materiais como cabos, placas de desenvolvimento de hardware, dispositivos interativos, etc.
O investimento em imóveis teve um grande boom apesar da crise econômica que vivemos, visto que os imóveis vêm se adaptando, principalmente aqueles voltados ao coworking, buscando resguardar a saúde de todos os colaboradores, além de gerar um benefício ao seu trabalho.
Desc Imóveis. Sua imobiliária em Balneário Camboriú!