Com a popularização de plataformas como o Airbnb, destinadas a locação de espaços como casas, apartamentos, chalés, e outros tipos de acomodação ao redor do mundo, proprietários de imóveis questionam-se sobre a possibilidade de aluga-los durante temporadas, principalmente, em épocas do ano em que a atividade turística aumenta.
Essa dúvida é muito comum, principalmente aos donos de empreendimentos que ficam localizados em cidades litorâneas, turísticas e capitais que envolvem grande atividade econômica.
Outro fator que contribui para o aumento deste tipo de mercado é a ausência da burocracia de contratos tradicionais como o aluguel anual, pois essa tendência de hospedagem acaba sendo muito mais rentável.
Caso você tenha decidido por colocar seu apartamento para alugar durante temporada, o ideal é utilizar sites ou ferramentas confiáveis para intermediar o contato entre locadores e clientes. Atentando-se sempre às regras e às políticas de uso, é possível garantir uma relação segura e vantajosa para ambos.
Confira neste post dicas que vão te ajudar a escolher o melhor momento para colocar o seu imóvel para locação, entender melhor sobre este mercado e saber quais são as vantagens em relação ao modelo tradicional de aluguel.
Segundo o Ministério do Turismo, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Gramado estão entre as melhores cidades para se investir no aluguel de temporada, pois são as mais procuradas pelos turistas dentro deste segmento. Para se ter uma ideia, o retorno do valor investido em um imóvel no Rio de Janeiro, demora o dobro do tempo para ser recuperado quando alugado por aluguel tradicional, em relação ao aluguel por temporada. Então, se seu imóvel está localizado em um desses pontos citados, saiba que é uma excelente oportunidade. Porém, se não estiver, há outros aspectos que podem ser observados, como a localização. Normalmente, a procura é grade em locais próximos a praias, pontos turísticos, centros comerciais, estabelecimentos em que acontecem festas, festivais e eventos.
Como o próprio nome diz, o aluguel por temporada está sujeito a locação por curtos períodos de tempo e você deve atentar-se a sazonalidade mais propícia de sua localização. Esteja atento a quais épocas do ano sua cidade atrai mais hóspedes, por exemplo, em um apartamento localizado no Guarujá, o ideal é alugar durante a alta temporada de turistas, entre novembro e março. Já um localizado em Gramado, seria mais propício entre maio e agosto, meses em que faz mais frio. Há ainda grandes centros como São Paulo, em que estas regras não se aplicam, pois a circulação de pessoas é grande independentemente da época do ano.
Diferentemente do aluguel tradicional em que, muitas vezes, é necessário contratar uma imobiliária, no aluguel por temporada, você precisará utilizar ferramentas, sites e aplicativos especializados neste tipo de negócio. São as chamadas OTAs – Online Travel Agencies, como Airbnb, Exepdia, Booking, Alugue Temporada e TripAdvisor. Nestes casos, não há o intermédio de um corretor, o contato é feito diretamente entre os proprietários e os possíveis inquilinos, que, por sinal, estão cada vez mais exigentes. Por isso, é de extrema importância que, ao anunciar seu imóvel em um desses canais, a descrição da estrutura, localização e recursos disponíveis seja fiel a realidade, já que os clientes podem publicar avaliações e comentários que podem ajudar ou prejudicar os donos dos imóveis. O contrário também acontece, hóspedes que não respeitam as regras ou prejudiquem de alguma forma, também são avaliados e podem encontrar dificuldades de conseguir alugar outros lugares.
Agora vamos falar sobre um dos aspectos que, provavelmente, mais interessa a quem está na dúvida sobre alugar ou não um imóvel por temporada: vale a pena financeiramente? A resposta é sim, vale a pena! Normalmente, ao alugar no mercado tradicional, a comissão para imobiliárias varia entre 10% e 15%. No caso de aluguéis por temporada, não há regras sobre este valor, podendo ser acordado entre o dono e o hóspede, para se ter uma ideia, em alguns casos pode ser de até 50%. Ao fazer este cálculo, é importante ficar atento a uma série de regras exigidas pelas plataformas de locação, como por exemplo, acompanhamento de entradas e saídas de hóspedes, faxinas, manutenção da estrutura e outros. Coloque tudo na ponta do lápis e aí sim decida qual valor a ser cobrado.
Como vimos, há diversas vantagens ao alugar um imóvel por temporada em detrimento ao aluguel tradicional em imobiliárias e com contratos anuais. Fique atento às dicas e aos pontos que observamos para colocar seu imóvel à disposição deste tipo de negócio no momento certo e nas circunstâncias corretas, do contrário, pode acabar tendo complicações. Lembre-se também de pesquisar bastante sobre o assunto e procurar manter a melhor relação custo benefício, pois trata-se de um mercado que já apresenta muito sucesso e pode ser ainda mais promissor.
Desc Imóveis. Sua imobiliária em Balneário Camboriú!