Optar por construir uma casa não é uma decisão simples, visto que envolve diversos fatores, como vida financeira, local para morar enquanto o imóvel não fica pronto, além de possíveis atrasos e imprevistos. No entanto, poder morar em uma residência construída de acordo com seus gostos e personalidades é extremamente gratificante e prazeroso. Além de ser fundamental realizar o projeto estrutural, também é importante estar atento às novidades e tendências. Uma opção que vem ganhando cada vez mais notoriedade é a casa sustentável, promovendo benefícios não apenas para sua família, como também para o meio ambiente e sociedade. Portanto, se pretende construir, não deixe de acompanhar o post de hoje e entenda por que você deve investir em uma casa sustentável.
Para ser considerada um imóvel sustentável, a casa precisa ser projetada para priorizar a economia de recursos naturais. Essa premissa vale tanto para a utilização dos materiais na construção quanto em acabamentos e sistemas elétricos e hidráulicos. Outras possibilidades ainda são os telhados verdes, energia solar, reaproveitamento de água da chuva, aberturas estratégicas para aproveitamento de luz natural e redução de ar-condicionado, etc.
Além disso, o conceito de sustentabilidade também deve se estender ao estilo de vida dos moradores, economizando recursos e consciência sobre respeitar o meio ambiente.
Confira abaixo os principais motivos para você investir na casa sustentável:
O projeto arquitetônico de sua casa sustentável irá se basear na melhor aplicação e utilização dos recursos naturais. Como consequência, o conforto e bem-estar dos usuários aumenta, visto que a qualidade do ar é melhor, há proximidade com a natureza, etc.
Ter uma casa sustentável é colocar em prática a consciência da necessidade de preservar o meio ambiente. Sendo assim, sua construção poderá reduzir o desperdício de água com um sistema de captação de água da chuva, além de reduzir o consumo de energia elétrica com painéis de energia solar e outras soluções interessantes.
Além de contribuir para seu bem-estar e o meio ambiente, a casa sustentável também gera economia para seu bolso. Isso porque, quando há o melhor aproveitamento dos recursos, contas de energia elétrica e água são reduzidas significativamente. Além disso, o incrível telhado verde ajuda a reduzir a temperatura interna no imóvel e consequentemente o uso de ar-condicionado.
Existem produtos que são mais caros em relação à construção convencional, como por exemplo as madeiras certificadas, painéis de energia solar, etc. No entanto, esse investimento a longo prazo é excelente, visto que ajuda a economizar despesas. Além disso, a construção ecológica ainda reduz a geração de resíduos e o desperdício com materiais, assim como é capaz de reaproveitar materiais. Dessa forma, você consegue economizar de maneira significativa tanto durante a construção quanto a longo prazo.
Por fim, mas não menos importante, os materiais utilizados na construção de uma casa sustentável são de boa qualidade, garantindo o melhor custo-benefício para seu bolso. Isso porque, as manutenções ao longo do tempo serão significativamente reduzidas e até mesmo eliminadas. Com isso, você gasta menos com limpeza, geração de lixo, reparos, etc. Alguns exemplos práticos são a entrada adequada de luz natural evitar o mofo, o telhado verde diminuir riscos de infiltrações, etc. Assim, além de economizar você ainda evita dores de cabeça desnecessárias.
Então, agora que você sabe porque investir em uma casa sustentável, já pode conversar com o arquiteto e engenheiro. Dessa forma, eles irão planejar a construção de acordo com suas necessidades e desejos, evitando dores de cabeça desnecessárias e garantindo o melhor investimento.
Desc Imóveis. Sua imobiliária em Balneário Camboriú!