É fato que depois de escolher o imóvel ideal junto à imobiliária, outras necessidades surgem, como a escolha da decoração, por exemplo. Sendo assim, uma maneira simples e prática de deixar o local mais bonito é por meio das plantas. Afinal, além de promoverem maior beleza ao ambiente, também são capazes de purificar o ar e oferecer sensação de relaxamento. Mas, além disso, optar por ter um jardim em casa também é uma excelente opção para ajudar a distrair a mente do estresse do dia a dia. Justamente por isso, principalmente com a pandemia do COVID-19, muitos decidiram criar um jardim em casa.
No entanto, sabemos que, especialmente para quem é leigo no assunto, é comum surgirem algumas dúvidas. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos dar 6 dicas para você ter um belo jardim e casa.
O primeiro passo para começar a criar seu jardim em casa é analisar o espaço que pretende disponibilizar. Isso porque, ainda que umas precisem mais e outras menos, a maior parte das plantas necessita de iluminação para fazer a fotossíntese, processo fundamental para garantir sua longevidade. Sendo assim, o local que você destinar para o jardim precisa receber a luz solar por, pelo menos, 3 horas diárias. Além disso, vale lembrar ainda que ventos muito fortes podem danificar as folhas de suas plantas. Por isso, se pretende criar um jardim em sua sacada de apartamento, é preciso considerar esse fator também.
Depois de pensar no local ideal para seu jardim em casa, é hora de escolher as espécies que pretende cultivar. Isso porque, cada tipo exige alguns cuidados, sendo necessário pensar no que você realmente pode cuidar. Por exemplo, para quem tem uma rotina mais corrida ou acaba se esquecendo de realizar as regas, uma boa alternativa são as xerófitas, pois conseguem viver em ambientes mais secos e não exigem muitas regas.
Outra dica bacana também é misturar diferentes espécies para que o jardim fique ainda mais bonito, com folhagens e texturas variadas. Mas, fique atento, visto que espécies com regas muito diferentes não podem ficar no mesmo vaso.
Vale lembrar também que, por mais óbvio que pareça, as plantas crescem. Portanto, antes de finalizar a compra, estude também sobre como elas ficam depois que crescem, analisando seu porte final. Dessa forma, você não corre o risco de que determinada planta invada o espaço de outras ou até mesmo que cause problemas estruturais em sua casa. Nesse último caso em específico, estamos falando sobre árvores.
Sendo assim, para manter seu jardim sempre belo, saiba o tamanho final de cada planta que pretende comprar, pensando se é melhor deixá-las em vasos ou no solo.
Como já introduzimos anteriormente, cada planta possui um tipo de rega e exige cuidados diferentes para que possam crescer fortes e bonitas, assim como ter uma vida mais longa e saudável. Sendo assim, é fundamental analisar como serão as regas para cada espécie para garantir que poderá cuidar das espécies. Além disso, as podas também são necessárias para que suas plantas possam crescer de forma saudável e bonita, e o tempo também irá variar entre as espécies. Por fim, não se esqueça que ter um solo bem adubado e adequado para as necessidades da planta também é fundamental.
Para complementar seu jardim e deixá-lo ainda mais bonito e agradável, você pode investir em uma decoração aconchegante. Obviamente, a inclusão de móveis e objetos decorativos irá depender do espaço disponível, mas com apenas alguns itens, como vasos mais chamativos, você já terá um jardim diferenciado. Caso queira, inclua móveis, como cadeiras, mesas e bancos de madeira para que você e seus convidados possam aproveitar ao máximo esse contato com a natureza.
Por fim, mas não menos importante, o jardim também pode ser bonito durante à noite. Para isso, investir em iluminação artificial é uma ótima forma de deixar o espaço ainda mais bonito. São diversas opções disponíveis no mercado, como arandelas, refletores, espetos, spots e até mesmo cordão de luzes. Tudo isso irá contribuir para que seu jardim fique aconchegante e possa ser aproveitado em diferentes momentos de sua rotina. No entanto, é primordial contratar um profissional especializado, nesse caso o eletricista, para que a instalação elétrica das luminárias seja feita corretamente.
Então, agora que você sabe como ter um jardim incrível em sua casa, já pode começar a criar seu projeto. Lembre-se de ter um bom planejamento e, se possível, contar com a ajuda de um profissional do ramo, como arquiteto, paisagista ou designer. Dessa forma, você terá um projeto totalmente personalizado de acordo com suas necessidades, preferências e orçamento.
Desc Imóveis. Sua imobiliária em Balneário Camboriú!