É fato que adquirir um imóvel em SC à venda junto à imobiliária exige um investimento relativamente alto e justamente por isso é necessário escolher a forma de pagamento com cuidado. Existem diversas opções disponíveis para quem quer comprar uma casa ou apartamento, como o pagamento à vista e outras alternativas interessantes como o consórcio e financiamento. No entanto, é muito comum surgirem dúvidas em relação a esse processo, principalmente no momento de escolher o método de pagamento mais adequado. Então, pensando nisso, para te ajudar, no post de hoje vamos explicar melhor como funciona o consórcio e o financiamento e assim te ajudar na melhor escolha. Vamos lá?
O consórcio nada mais é do que um conjunto de pessoas que estão interessadas em comprar um bem, que nesse caso pode ser uma casa ou apartamento, e se organizam para conquistar esse objetivo. A organização dos indivíduos é feita por intermédio de uma administradora, responsável por criar a cota a ser paga mensalmente pelo consorciado. Sendo assim, a soma dos valores investidos de cada contribuinte será suficiente para comprar um imóvel por mês. No entanto, vale lembrar que em alguns financiamentos, o número de cotistas é maior. Justamente por isso, existe a possibilidade de contemplar mais de um participante no mês, variando entre três a cinco.
O participante que for premiado naquele mês receberá a carta de crédito com o valor que foi estabelecido previamente no contrato. Quando sorteado, o cotista deve dar continuidade nos pagamentos mensais até que todos sejam contemplados.
Não podemos deixar de ressaltar que, mesmo que exista o sorteio mensal, há a possibilidade de o cotista antecipar sua contemplação por meio de lances. Entretanto, fique atento, pois cada administradora escolhe o percentual. No chamado lance livre, a pessoa pode definir o percentual que pretende oferecer, mas para que seja escolhida, ele deve ser o maior de todos os lances. Por outro lado, no lance fixo, a empresa informa um percentual que deve ser pago. Portanto, se a administradora estipular um valor de 10% do crédito, é esse o preço que o cotista precisa desembolsar para então receber a carta.
Já o financiamento imobiliário é uma alternativa que permite que você compre o imóvel de maneira parcelada. Você deverá solicitar a um banco ou administradora financeira o crédito necessário para a compra, sendo que ele será aprovado apenas após uma análise prévia de seu comportamento financeiro no mercado e algumas exigências cadastrais.
Sendo assim, ao contratar o financiamento, você já recebe o imóvel e assume as parcelas, que serão quitadas com o passar do tempo. O valor é estipulado previamente no contrato e você pode pagar o bem em até 30 ou 35 anos. Como falamos, o financiamento é previamente analisado pela instituição financeira, que irá avaliar o seu perfil e histórico no mercado. Além disso, as parcelas podem ir diminuindo com o tempo ou se manterem estáveis, sendo que isso também varia de acordo com o contrato.
É importante deixar claro que não existe uma opção melhor do que a outra, visto que tanto o financiamento quanto o consórcio possuem vantagens e desvantagens. Justamente por isso, você deve analisar a opção que mais se adequa às suas necessidades e realidade. Por exemplo, se a administradora do consórcio for conhecida no mercado e você não tiver pressa em se mudar, ele pode ser uma boa opção. Por outro lado, se você deseja mudar logo e possuir bom histórico no mercado, o financiamento é o mais recomendado.
Além disso, é importante também observar as taxas e os juros praticados pelas instituições financeiras e os bancos. Como falamos, ainda que não existam juros no consórcio, é necessário pagar outras taxas para a administradora. Sendo assim, avalie também os valores para evitar pagar mais do que o necessário. Por fim, pense ainda se você prefere pagar juros mais altos ou aguardar um pouco mais para poder morar no imóvel que você deseja.
Independente do que escolher, é importante analisar com cuidado e de maneira racional para garantir a melhor opção para seu bolso e suas necessidades. Uma boa dica então é solicitar ajuda para profissionais especializados e assim reduzir possíveis dores de cabeça.
Desc Imóveis. Sua imobiliária em Balneário Camboriú!