Ainda que não pareça, morar em uma casa em condomínio fechado é bem diferente do que morar em casa comum, promovendo maior segurança, lazer e convívio com outras pessoas. No entanto, ao escolher adquirir um imóvel junto à imobiliária, é comum que surjam dúvidas, pois muitos não sabem todas as diferenças e se realmente vale a pena escolher esse tipo de moradia. Então, para de ajudar, no post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre morar em condomínios fechados para descobrir se vale a pena ou não.
O primeiro ponto é o mais importante, visto que segurança nunca é demais, certo? Afinal, todo mundo deseja seguir sua rotina sem precisar se preocupar, seja no trabalho, durante a noite ou em viagens. Em uma casa comum, não há controle sobre quem passa pela vizinhança, sendo difícil manter-se tranquilo 100% do tempo.
Já o condomínio possui uma estrutura completa de segurança, com portaria 24 horas, identificação de quem entra e sai, guardas, monitoramento por câmeras, cerca elétrica, muros altos, alarme e muito mais. Tudo isso só seria possível em uma casa comum, caso o proprietário investisse altas quantias de dinheiro, enquanto no condomínio o valor é dividido entre os demais moradores.
Ter uma estrutura completa em casas comuns, assim como a segurança, é preciso investir muito dinheiro. Por outro lado, os condomínios já possuem infraestrutura para as mais variadas atividades. Área para piscina, academia, parque para as crianças, gramado para pets, churrasqueira, salão de festas, espaço para trabalhar e cinema são alguns dos itens comuns em condomínios fechados. Tudo isso exige um custo de manutenção relativamente alto, além da preocupação constante com problemas na estrutura. Mas, ao morar em condomínio, o valor é dividido entre os moradores e quem cuida de toda a manutenção é a própria administração.
Quando você quer apenas relaxar e descansar depois de um dia cansativo no trabalho você está sujeito a alguém tocar a campainha pelos mais diferentes motivos. Mas, ao morar em condomínio, você não precisa se preocupar com visitas inesperadas em sua porta. Inclusive, os visitantes serão anunciados pela portaria antes mesmo de entrarem no condomínio e você pode recusá-los sem que ninguém saiba.
Além disso, para quem tem uma vida mais reservada, os condomínios são ideais, visto que você pode fazer grande parte das atividades dentro de suas limitações, como praticar esportes, usar a piscina, entre outros.
Além dos custos comuns de uma residência convencional, como supermercado, escola, entre outros, no condomínio fechado existe um encargo que toda residência deve pagar mensalmente, a chamada taxa de condomínio. O valor é utilizado para a manutenção do local, como cortar a grama, manter os espaços limpos, pagar os funcionários, reformas, melhorias, entre outros. Por mais que em residências comuns não há esse tipo de custo, por outro lado, nos condomínios esse valor é reduzido, visto que é dividido entre todos os moradores.
Além disso, para manter uma casa com todos os itens que um condomínio possui, o gasto seria muito maior, além da preocupação constante com manutenções, reformas, etc.
Um condomínio funciona como uma comunidade e por isso, existem diversas regras que precisam ser seguidas para garantir o bem comum. Além disso, toda mudança precisa passar pela aprovação coletiva dos moradores para que práticas individuais não prejudiquem os outros. Isso pode ser visto como desvantagem para alguns, visto que não têm 100% de liberdade para fazer o que bem entender. No entanto, vale lembrar que em casas comuns, não há muito o que fazer com o vizinho barulhento, enquanto em condomínios é possível resolver a situação.
Esse tipo de moradia conta com um grande valor agregado, visto que possui muitas características de interesse para quem está em busca de um imóvel. Fatores como segurança, infraestrutura, áreas de lazer e localização são capazes de valorizar e muito um bem. Obviamente, isso pode custar mais caro que uma casa comum com as mesmas dimensões. No entanto, existem diversas vantagens ao escolher os condomínios, como valorização constante, divisão de gastos com outros moradores, além de a administração cuidar de toda a manutenção do espaço.
Bom, se você chegou até aqui, provavelmente percebeu que sim, vale a pena morar em condomínio fechado. Isso porque, todos os tipos de moradia contam com prós e contras, mas você deve colocar na balança suas prioridades para analisar o que realmente está de acordo com suas necessidades e estilo de vida. Ou seja, se você prioriza segurança e bem-estar, a vida em condomínios fechados será perfeita para você.
Portanto, agora que você entendeu um pouco melhor as diferenças entre casas comuns e em condomínios, já pode escolher sua imobiliária para encontrar o imóvel perfeito para você.
Desc Imóveis. Sua imobiliária em Balneário Camboriú!