As novas tecnologias mudaram as relações sociais e a estrutura econômica das empresas. Além disso, podemos usá-los para obter maior economia em nossa vida diária. Aqui mostraremos algumas dicas para isso.
As novas tecnologias geraram uma comunicação universal, eliminaram barreiras de comunicação e distâncias entre duas ou mais pessoas. Pode-se dizer que as tecnologias da informação não têm fronteiras. As informações são trocadas constantemente e em tempo real graças a dispositivos e ferramentas tecnológicas. Na verdade, já estamos em uma nova sociedade chamada Sociedade da Informação ou Sociedade do Conhecimento.
Essa evolução da sociedade tem contribuído para tornar os acontecimentos mundiais muito mais próximos. Estamos adquirindo uma nova visão de mundo, na qual não há diferenças entre países ou comunidades. Essa mesma mensagem se espalha no mundo dos negócios. As fronteiras desapareceram e as empresas se beneficiam cada vez mais da troca de informações, ideias, conhecimentos ou serviços.
A influência das tecnologias na atividade das empresas está diretamente ligada às suas características atuais. Cada vez mais as empresas se preocupam em saber o que seus clientes desejam e em oferecer uma imagem de credibilidade. Antes da existência da Internet, os usuários eram guiados pelas impressões que uma determinada empresa lhes proporcionava no primeiro contato.
Hoje, a relação entre empresa e cliente mudou. Os usuários se informam detalhadamente sobre a atividade de cada uma das empresas, graças à Internet, antes de decidirem se tornarem seus clientes. As informações disponíveis na Internet estão disponíveis para todos.
Os principais objetivos das empresas são saber o que os clientes querem, quem são os seus concorrentes e como atraem o público-alvo, a quem se pode dirigir e com que mensagem, como é o comportamento e a interação dos clientes com a empresa, etc. A informação se tornou uma ferramenta muito valiosa.
Mas as novas tecnologias, além de melhorar a comunicação interna e externa das empresas, também impulsionaram suas estratégias de negócios e aprimoraram sua economia. As empresas que utilizam tecnologias para o seu dia-a-dia conseguem economizar muito mais do que as que não o fazem.
As novas tecnologias facilitam o dia a dia das pessoas e das empresas e ajudam a realizar as tarefas com mais rapidez. Da mesma forma, as novas tecnologias ajudam os consumidores e empresas a economizar. Vejamos como.
Uma das maiores despesas que empresas e famílias enfrentam a cada mês são as contas de luz e água. São custos fixos que não podemos eliminar, mas podemos reduzir precisamente graças ao uso de novas tecnologias. Um método muito eficaz é usar o sistema de automação para iluminação e aquecimento e que possibilita um elevado controle do consumo de energia através do smartphone.
Podemos instalar aplicativos que nos permitem ter um controle mais exaustivo do consumo de luz ou eletricidade. São conhecidos como monitores de consumo e permitem economizar até 18% na fatura elétrica.
Esses medidores ou monitores de consumo, nos fornecem informações sobre a energia que consumimos por dia, fornecendo-nos relatórios de consumo semanal ou mensal. Alguns deles podem armazenar esses dados em um computador na forma de uma tabela de dados ou gráfico. Desta forma, conhecemos em profundidade o volume total de consumo que realizamos por dia, podendo tomar várias medidas para reduzir o gasto energético e poupar mais em eletricidade.
Quanto ao aquecimento, podem ser instalados termostatos inteligentes. Esses dispositivos são capazes de detectar hábitos de consumo e as características dos locais para controlar o consumo de energia. Baixam a temperatura ao detectar que o espaço já aqueceu garantindo assim eficiência energética e economia de custos. Além disso, podemos controlar a temperatura diretamente de um aplicativo móvel (escolha um tarifário com internet móvel ilimitada!)
Também podemos fazer uso de gadgets inteligentes. Eles são capazes de detectar quando um dispositivo eletrônico não está sendo usado e assim desligá-lo (computador por exemplo). Para as empresas é uma grande vantagem, uma vez que existem frequentemente intervalos e nesses momentos não se usam os computadores e continuam consumindo energia. Um gadget com essa função, se conecta ao computador via USB.
Da mesma forma, existem dispositivos inteligentes que desligam a luz ao detectar que não há ninguém na sala ou qualquer outro dispositivo que esteja conectado à corrente elétrica. Neste caso, estamos falando de um gadget, que possui um sensor de movimento e um adaptador para plugues. Quando o referido sensor não detecta nenhum movimento após o tempo definido pelo usuário, ele envia um sinal ao adaptador de plugue para desligar a energia e, com ele, os dispositivos conectados. Antes de fazer isso, ele gera um som para avisar o usuário e dar-lhe tempo para cancelar a ação, se desejar.
Dessa forma, novas tecnologias abriram possibilidades de compartilhar informações de forma muito mais rápida e econômica. Graças à "nuvem", os membros de uma empresa ou clientes podem transmitir informações em tempo real sem que haja telefonemas ou deslocamentos para um determinado local. Isto ajuda as empresas a economizar em ligações e viagens (gasolina, ônibus ou avião).
Da mesma forma, a "nuvem" permite que grandes quantidades de informações sejam armazenadas. As empresas não precisam mais de vários dispositivos de armazenamento para aumentar os recursos de salvar dados relevantes. Anteriormente, as empresas gastavam muito dinheiro comprando vários computadores, discos rígidos ou outros dispositivos de armazenamento. Com a chegada de novas tecnologias, esse gasto foi reduzido.
Outra vantagem que a chegada de novas tecnologias gerou nas empresas é o teletrabalho. Graças aos dispositivos eletrônicos, a comunicação entre dois pontos distintos pode ser feita em tempo real, assim como as tarefas de negócios. Essa tendência levou a que o trabalho pudesse ser realizado em casa.
Com o pessoal trabalhando em casa, as empresas conseguem economizar na conta de luz e na compra de materiais ou recursos, pois não precisam comprar tantos computadores, cadeiras e mesas ou alugar um escritório muito grande. Além disso, com o teletrabalho também se economiza energia.
DESC Imóveis. Sua imobiliária em Balneário Camboriú.