Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é comum que algumas pessoas queiram realizar algumas alterações na casa ou apartamento, como por exemplo a mudança de piso. Afinal, esse elemento contribui não apenas para a estética do ambiente, como também para o conforto dos usuários e temperatura do cômodo. Os quartos são os espaços mais íntimos de um imóvel e precisam ser extremamente confortáveis para abrigar os moradores. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos falar como escolher o piso ideal para seu quarto.
Primeiramente é preciso deixar claro que o melhor piso para quarto é aquele que atende suas necessidades do dia a dia. Existem dois tipos que eles podem ser classificados, os frios e os quentes, e é de acordo com o lugar que estão que irá determinar sua temperatura. Mas, além dessa característica, é importante considerar outros fatores como durabilidade, cor e manutenção. Veja abaixo alguns dos modelos de pisos mais indicados para o quarto:
Mais conhecido como assoalho, esse modelo é uma das melhores opções para usar em todos os quartos da casa. Isso porque, ele promove muito aconchego e conforto térmico para o ambiente, ou seja, no inverno o quarto fica bem quentinho. Contudo, ele possui um valor de instalação mais elevado, além de a manutenção exigir maior cuidado, visto que pode riscar ou até mesmo apodrecer. Portanto, evite o chão molhado e após a limpeza passe sempre uma cera adequada para aquele material.
Outra opção parecida com o assoalho é o piso laminado, possuindo um dos melhores custo-benefício do mercado. Afinal, além de ser mais barato, ele possui boa durabilidade e manutenção extremamente prática no dia a dia. Mas, fique atento! Da mesma forma que o assoalho, o piso laminado não pode ser exposto à umidade e por isso você deve ter bastante cuidado para evitar trocas desnecessárias. Portanto, utilize apenas um pano úmido e nunca jogue água diretamente nele.
Os pisos vinílicos são parecidos com os laminados esteticamente falando. Mas, o primeiro é mais resistente, além de ser mais simples de instalar. Isso porque, não é necessário quebrar o piso debaixo para colocá-lo, sendo possível transformar o quarto sem o quebra-quebra.
Geralmente, ele é um dos mais indicados para quartos infantis, visto que é fácil de limpar, não estraga com a umidade e risca menos que os outros. No entanto, seu custo é um pouco mais alto que o laminado justamente pelos benefícios promovidos.
O porcelanato faz parte dos modelos frios, que são os mais indicados para regiões muito quentes, visto que ajuda a refrescar o ambiente. Hoje em dia existem diversos tamanhos, cores e acabamentos no mercado e você pode escolher o que mais se adequa ao seu perfil. O mais famoso é o porcelanato polido que é mais brilhante, mas também é possível investir no modelo esmaltado, que é parecido com diversos acabamentos, como madeira, cimento queimado e até mesmo mármore.
A cerâmica também é um piso frio, sendo uma das opções mais econômicas. Ela é parecida com o porcelanato, além de contar com boa durabilidade e fácil manutenção. Devido à superfície lisa, ela se torna um pouco escorregadia quando molhada, sendo necessário ficar atento para evitar acidentes.
Por fazer parte da categoria de pisos frios, é importante tomar cuidado antes de colocá-lo no quarto caso more em regiões mais frias. Isso porque, ele pode deixar o ambiente ainda mais gelado, sendo mais recomendado para locais com temperaturas mais quentes.
Ainda que seja menos comum hoje em dia e muitas vezes substituída pelas versões sintéticas de porcelanato, a pedra natural continua sendo muito utilizada como revestimento de piso, e os tipos mais comuns são os mármores e granitos. O primeiro tem acabamento mais sofisticado, podendo ser encontrado em diversas cores. Já o segundo é geralmente encontrado em tom mais escuro, além de ser mais resistente. Ambos são pisos frios e indicados para lugares mais quentes, mas assim como os outros tipos, uma alternativa é usar tapetes em baixo da cama para manter o conforto térmico.
Para o quarto das crianças, o mais recomendado é apostar no piso vinílico ou laminado, visto que promovem maior aconchego térmico e elas podem brincar no chão à vontade. Além disso, eles também são recomendados para quarto de solteiro ou casal, principalmente em cores neutras.
Agora, caso você deseje criar um ambiente moderno, é possível investir nos pisos frios, como o porcelanato esmaltado. Mas, caso more em regiões mais geladas, o ideal é complementar com tapetes bonitos para decorar o ambiente e ajudar no conforto térmico.
Então, agora que você sabe como escolher o piso para quarto e quais as melhores opções para esse cômodo, já pode criar o planejamento e contratar os profissionais adequados para as mudanças que deseja realizar.
Desc Imóveis. Sua imobiliária em Balneário Camboriú!