O quarto da bagunça é um dos espaços mais comuns em casas e apartamentos. Ter um cômodo que não usa, independente do tamanho, acaba sendo uma boa desculpa para começar a juntar as bagunças do dia a dia e coisas que não sabemos se doamos ou jogamos fora. Inclusive, muitos acabam procurando uma imobiliária para encontrar um imóvel que seja maior, mas no fim acabam cometendo o mesmo erro: criando um novo quartinho da bagunça.
No entanto, é importante deixar claro que esse ambiente pode ser sim uma boa escolha, desde que esteja organizado. Portanto, no post de hoje vamos falar se o quarto da bagunça realmente vale a pena e como você pode aproveitar ao máximo sua utilização.
Antes de tudo, vamos dar algumas dicar para que você comece a organizar o quarto da bagunça. Com isso, você vai poder aproveitar o ambiente da melhor maneira possível.
Tire um momento apenas para trabalhar no cômodo, evitando distrações ou marcando compromissos que interrompam a atividade. Estabeleça um prazo para que tudo esteja pronto e mantenha o foco.
Se no local houver objetos de outras pessoas, como filhos, esposa ou marido, é importante avisar que vai organizá-lo. Além disso, peça para que retirem os itens até determinada data para que você consiga de fato organizar o espaço.
Reúna a família para esse momento e torne-o divertido, colocando música, recompensas e lanches. Com isso, encarar a bagunça se torna mais leve.
Tenha em mãos caixas, cestos, sacos, organizadores e etiquetas. Afinal, o princípio básico é separar o que será descartado, doado, vendido ou movido para outro cômodo e depois reorganizar o local. Além disso, faça uma separação do que será descartado em três sacolas, papel, plástico e diversos, e assim contribuir para a reciclagem.
Comece do mais difícil para o mais leve, iniciando pelo espaço como um todo e posteriormente partindo para setores, como gavetas, prateleiras, mesas, etc. Não queira arrumar tudo ao mesmo tempo, visto que você pode ficar desanimado e ainda levar mais tempo que o necessário.
Ter um quarto destinado para “bagunça” pode sim valer a pena. Afinal, é um espaço ideal para objetos que você não utiliza com frequência, mas que também não podem ser descartados. No entanto, é preciso que ele seja bem organizado e não se torne um limbo de coisas que você poderia ter descartado ou doado, mas não o fez por apego. Confira abaixo o passo a passo para deixar o quarto da bagunça organizado:
Separe os objetos de acordo com categorias, que você deve escolher de acordo com as necessidades, e coloque cada uma em um canto do quarto. Aqui, você pode usar etiquetas nas paredes para identificação e tornar a visualização mais fácil. Em seguida, comece a arrumação por grupo, separando o que sai do cômodo em caixas para reorganizar posteriormente.
Aproveite para avaliar itens que realmente utiliza e o que pode ser doado ou descartado. Dessa forma você evita o acúmulo desnecessário de objetos e ainda pode ajudar pessoas que estejam precisando. Tente manter o número de categorias baixo, pois quanto mais categorias, mais difícil será manter o ambiente organizado.
Depois de arrumar todas as caixas e sacolas, leve-as para outro espaço e faça uma boa limpeza do quarto. Em seguida, coloque de volta apenas o que vai ficar no local. Os outros grupos, como lixo, doação, venda e migração para outro cômodo, já podem ser direcionados para os lugares adequados.
Aqui você já está com quase tudo pronto. Mas, lembre-se que armários, nichos, prateleiras e organizadores precisam estar com tudo etiquetado. Os objetos devem permanecer separados por categoria para que o local seja funcional. Uma boa dica é apostar em itens como caixas transparentes, ganchos, nichos, etc.
Depois de tudo pronto é imprescindível que você mantenha o cômodo arrumado. Para isso, siga as dicas abaixo:
Deixe os itens mais utilizados em locais de fácil acesso;
Periodicamente vá até o local para conferir que está tudo organizado e se tem coisas que podem ser destinadas para outros locais;
Ao utilizar os objetos do quarto da bagunça, coloque imediatamente no lugar correto após o uso;
Otimize o espaço guardando uma mala dentro da outra, empilhando organizadores, etc.
Então, agora que você sabe como organizar o quarto da bagunça, é hora de colocar a mão na massa. Como falamos, esse cômodo pode valer a pena apenas se estiver organizado e for utilizado para guardar objetos que não pode armazenar nos cômodos comuns. No entanto, é preciso tomar cuidado para não se tornar um verdadeiro acumulador. Sendo assim, faça organizações periódicas para realmente ter certeza de que o quarto da bagunça está sendo aproveitado da maneira correta.