O que antes era um ambiente excluído e pouco utilizado pelos proprietários, hoje se tornou o centro da casa ou apartamento, deixando de ser somente o local destinado para o preparo de refeições. A cozinha atualmente é o local ideal para reuniões com família e amigos, cheias de boa comida e momentos inesquecíveis. Inclusive, ao escolher um imóvel junto à imobiliária, esse é o cômodo mais analisado antes do fechamento do negócio.
No entanto, com as metragens cada vez menores das casas e apartamentos, a cozinha também teve seu espaço reduzido. Sendo assim, é necessário criar um bom planejamento de decoração para otimizar os espaços e garantir melhor qualidade de vida, além de um ambiente aconchegante para chamar os amigos. Então, continue acompanhando o post de hoje e veja algumas dicas para sua cozinha pequena.
As paredes são ideais para quem quer economizar espaço em cozinhas pequenas e podem ser utilizadas das maneiras mais criativas possíveis. As prateleiras são perfeitas para otimizar o ambiente e dependendo do estilo de decoração e material predominante, elas podem ser feitas em madeira, vidro ou acrílico. Inclusive, também é possível utilizar lâmpadas de LED para deixar o espaço ainda mais charmoso. Outra opção econômica e interessante é a chapa perfurada para pendurar panelas, utensílios de cozinha, cestas de frutas, hortinha de ervas e até mesmo talheres.
Os aramados podem ser a salvação para organizar e otimizar espaços em sua cozinha pequena. Eles podem ser acomodados dentro dos armários e até mesmo na geladeira, aumentando o número de andares do espaço e assim acomodando perfeitamente pratos e alimentos de maneira organizada. Além disso, você também pode utilizá-los em espaços “mortos”, como as quinas em forma de triangulo dentro dos armários, acondicionar xícaras e copos em aramados presos na parte superior da prateleira e assim garantir mais espaço e funcionalidade.
Utilizar a bandeja como organizador e otimizador de espaços também é uma ótima opção para a cozinha. Nela, você pode acondicionar objetos que usa frequentemente, bastando posicioná-los na bandeja e levar à mesa para a utilização. Um bom exemplo são os itens secos para o café da manhã, como pães, frutas, guardanapos, entre outros.
Em grande parte dos ambientes, a personalização acaba resultando em uma decoração pesada e sufocante. Afinal, são tantos itens bonitos e interessantes, que acabamos perdendo a noção do espaço. Então, principalmente em uma cozinha pequena, o ideal é evitar muitos enfeites. Uma boa dica é utilizar os próprios equipamentos e utensílios domésticos como ornamentação, investindo em prateleiras funcionais onde você pode exibir um jogo de panelas com cores vivas. Além disso, plantas e ervas em vasos também são ótimas opções para deixar o ambiente mais aconchegante.
Outra solução inteligente para otimizar o espaço é o cantinho do galheteiro, que pode armazenar além dos tradicionais itens como azeite, sal e vinagre, também os temperos mais utilizados na hora de cozinhar, papel alumínio, etc. Sendo assim, é importante que ele esteja próximo ao fogão ou pia de manuseio dos alimentos para facilitar o preparo.
Como falamos, as prateleiras são grandes aliadas para a organização e otimização do espaço na cozinha. Mas, além de colocar objetos na parte de cima, você também pode instalar ganchos embaixo para pendurar as panelas. Obviamente, essa alteração precisa ser funcional para quem as utiliza, além de elas precisarem estar conservadas para garantir uma decoração interessante e estilosa.
Por mais que você precise aproveitar a área disponível, é importante deixar claro que quanto menos armários no ambiente, melhor será. Dessa forma, você garante sensação de amplitude e um cômodo mais arejado, evitando sentimento de aperto e sufocamento. Portanto, avalie sua necessidade e tenha um planejamento para garantir conforto e funcionalidade em seu dia a dia.
Por fim, mas não menos importante, de nada adianta criar uma decoração bonita e economizar espaços e não manter a organização no dia a dia. Isso porque, a bagunça pode facilmente deixar o ambiente menor do que realmente é, além de causar sensação de desconforto e ninguém querer permanecer ali por muito tempo. Portanto, procure sempre manter a louça lavada e guardada, deixar somente o necessário em cima da bancada, guardar itens que não vai mais utilizar e deixar os eletrodomésticos organizados. Assim, além da sensação de amplitude, você garante maior conforto para os moradores e visitantes.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você irá otimizar os espaços de sua cozinha. Lembre-se de criar um bom planejamento para não adquirir itens desnecessários e acabar preencher o cômodo mais que o necessário, deixando-o ainda menor. Tenha em mente sempre que menos é mais!