Investir em imóveis é uma das alternativas mais seguras e rentáveis no Brasil, atraindo desde perfis conservadores e novatos, até os mais agressivos e experientes. Como consequência, as pessoas buscam cada vez mais uma imobiliária a fim de encontrar a casa ou apartamento com melhores chances de valorização e retorno. No entanto, uma alternativa que vem se destacando cada vez mais é o ponto comercial. Isso porque, ele promove diversas vantagens ao proprietário. Contudo, é preciso conhecer a modalidade e compreender seu perfil de investidor para saber se realmente vale a pena. Por isso, acompanhe o post de hoje até o fim e aprenda mais sobre o assunto.
Para começar, confira abaixo os principais benefícios de investir em um ponto comercial:
Um dos principais atrativos é que os contratos de locação são geralmente feitos por um período maior de tempo. Portanto, ao chegar em um bom acordo com o inquilino, a tendencia é que você não tenha que se preocupar com o imóvel por um bom tempo.
Isso porque, em casas ou apartamentos, a tendência é que o inquilino se mude a cada dois ou três anos. No caso de comércios, esse período pode até mesmo passar de décadas, principalmente se a localização for boa e o inquilino não quiser perder o ponto.
Outra vantagem é a possibilidade de investir nessa modalidade sem ter altas quantias de dinheiro. Isso porque, dependendo das características e localização do ponto, ele é mais barato que casas ou apartamentos e ainda pode promover grandes ganhos financeiros. Isso acontece principalmente devido a metragem, que é menor do que imóveis residenciais. Com isso, o preço é mais baixo e mesmo que você não tenha um grande montante guardado, ainda assim pode comprá-lo.
Principalmente em centros urbanos, a procura por pontos comerciais chega a ser maior do que imóveis residenciais. Afinal, com a taxa Selic no menor patamar da história, muitos estão escolhendo financiar o próprio imóvel residencial.
Além disso, para maior praticidade, organizações e empresas optam por alugar um espaço devido à versatilidade e possibilidade de maior capital de giro.
Ao contrário de inquilinos residenciais, os comerciais precisam se preocupar frequentemente com a conservação e manutenção do espaço para garantir maior conforto aos clientes. Inclusive, em casos de salas comerciais, geralmente a própria administração do prédio oferece serviços de manutenção e limpeza. Com isso, você garante que o imóvel fique mais conservado sem precisar gastar com isso.
Entenda agora alguns itens que podem ser considerados desvantagens de acordo com seu perfil de investidor:
Principalmente se você não possui experiência no setor imobiliário, esse tipo de imóvel traz questões legais mais complexas. Portanto, tenha em mãos uma documentação clara e com tudo dentro da lei. Verifique também se a localização do ponto permite atividades de comércio, se as características construtivas estão sendo seguidas em sintonia com a atividade que será realizada, etc. Enquanto algumas cidades podem limitar o uso das calçadas, outras exigem certas adaptações. Portanto, esteja atento a todos os detalhes necessários para garantir total segurança para o imóvel.
Ainda que muitas pessoas estejam empreendendo e a procura por pontos comerciais cresça, é importante lembrar que o cenário pode mudar em uma crise econômica. Por isso, tenha olhos atentos no momento de realizar a compra. Se não tiver experiência contrate uma imobiliária para que ela te oriente na escolha mais segura e adequada possível.
Principalmente se você não é um grande entendedor de imóveis, novamente reforçamos a importância de contratar a ajuda de uma imobiliária a fim de escolher o melhor ponto comercial. No entanto, separamos algumas dicas abaixo para você ficar atento:
Esse é um dos itens mais importantes ao avaliar um imóvel, seja residencial ou comercial. Afinal, a localização pode impactar tanto positiva quanto negativamente no sucesso do negócio.
Independente se for alugar para uma loja, clínica ou qualquer outra organização, é fundamental que o ponto comercial seja acessível, funcional e seguro. Portanto, além de comportar uma quantidade específica de pessoas e veículos sem impactar as atividades, também é importante contar com boa potência para instalação de equipamentos.
Por fim, garanta que toda a documentação esteja regularizada a fim de garantir total segurança em sua negociação e também para facilitar o processo de locação ou venda futura.
Portanto, se você chegou até aqui, provavelmente percebeu que sim, o investimento em pontos comerciais realmente vale a pena. É importante lembrar que todos os investimentos, seja em imóveis ou não, contém percentuais de riscos. Sendo assim, é importante colocar na balança os prós e contras para garantir a melhor alternativa de acordo com o seu perfil de investidor.