Morar sozinho é o sonho de muitas pessoas, mas ainda que promova uma grande sensação de liberdade, não é uma tarefa fácil. Afinal, não existem outros moradores para dividir as tarefas domésticas que são sempre necessárias. Com tantos afazeres e trabalhos no dia a dia, o mais comum é que a organização da casa acabe sendo deixada de lado. No entanto, esse hábito pode influenciar diretamente na saúde física e mental do morador. Portanto, se você está procurando uma imobiliária para morar sozinho ou está com dificuldades para manter a casa organizada, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja 6 dicas especiais.
Para o quarto, o primeiro passo é arrumar a cama todos os dias assim que acordar. Essa é uma tarefa extremamente simples e rápida, mas que impacta positivamente tanto na estética do ambiente quanto no seu bem-estar ao longo do dia.
Além disso, tenha prateleiras para te ajudar na organização do espaço, lembrando apenas de colocar no lugar o objeto assim que terminar de usar. Outra dica importante é assim que retirar a roupa do dia já realizar a destinação correta, dobrando e guardando no armário ou colocando no cesto de roupa. Por fim, se ainda não se mudou para o novo lar, aposte em uma cama-baú para que tenha maior espaço para armazenar itens que não utiliza com tanta frequência, como malas, por exemplo.
Para a sala, também é importante apostar em prateleira, fixando-a sobre o rack, por exemplo, para distribuir objetos de decoração, como livros, porta-retratos, quadros ou vasos com plantas. No entanto, tenha cuidado para não deixar o ambiente poluído e com sensação de bagunça.
Outra dica é utilizar organizadores de controles para não os deixar espalhados pela sala. Da mesma forma, organize as almofadas assim que levantar do sofá para que não fiquem jogadas pelos cantos e acumulem pó desnecessário.
Sabemos que muitos têm o hábito de comer assistindo TV, mas é importante lembrar de levar as louças e talheres para a cozinha após a refeição para não atrair bichos e deixar a sala bagunçada.
Em todos os ambientes é necessário alinhar a limpeza junto à organização. No entanto, na cozinha, o primeiro item tem um grande peso. Afinal, a sujeira pode atrair insetos e até mesmo causar doenças devido ao preparo dos alimentos ser feito ali.
Então, sempre que usar alguma coisa da cozinha, seja copo, pote, pratos ou talheres, lave assim que terminar. Com isso, você não acumula louça e otimiza o seu tempo. Afinal, é muito mais rápido lavar um prato e talheres, do que 10 pratos e talheres, certo?
Outra dica que pode ajudar na organização é ter um micro-ondas para esquentar a comida, pois quanto menos panelas você sujar, menos louças terá para lavar.
Outra área que precisa ser limpa constantemente é o banheiro. Portanto, crie um cronograma para realizar a limpeza básica todos os dias e a mais profunda pelo menos uma vez por semana. Além disso, se não tiver armário com gavetas para organizar seus itens de higiene pessoal, invista em prateleiras e nichos. Além de deixarem o ambiente mais bonito, são elementos funcionais e que podem contribuir significativamente para a organização.
Outra questão é ter ainda ganchos para pendurar as toalhas após o banho para deixar o ambiente mais organizado. Mas, além disso, lembre-se de manter a janela e porta aberta a fim de evitar mofo no espaço e dores de cabeça futuras.
A lavanderia geralmente possui um espaço reduzido e por isso, você deve aproveitar as paredes e incluir prateleiras e ganchos. Deixe os panos, produtos de limpeza e acessórios guardados de maneira que você consiga encontrar facilmente quando precisar. Além disso, deixe um cesto de roupas no canto e separe os dias mais adequados de acordo com sua rotina para colocá-las na máquina de lavar.
Por fim, para não ficar sem opções de refeições e precisar pedir delivery, você pode fazer compras periodicamente, semanal ou quinzenal, ou sempre voltar para casa com opções de alimentos frescas, como pães, frutas, laticínios e o que mais couber em seu plano alimentar. Uma dica importante é não deixar que alguns itens cheguem até o fim, como produtos de limpeza, papel higiênico, massas, molhos, etc. Isso porque, eles podem ser de grande ajuda em momentos que você acabe tropeçando na organização da rotina.
Então, com as dicas do post de hoje você será capaz de manter sua casa organizada mesmo morando sozinho. É de extrema importância criar uma rotina diária e colocar tudo no lugar assim que puder. Isso porque, dessa forma você não precisa perder tempo nos finais de semana organizando toda a bagunça, otimizando assim seus horários, além de maior tempo livre para se dedicar a estudos, prática de esportes ou descanso.