Ao escolher uma casa ou apartamento junto à imobiliária, é necessário prestar atenção em diversos fatores para que os ânimos do novo lar não causem impactos negativos no meio ambiente. Afinal, tomar um banho mais longo e lavar o quintal com frequência para deixar tudo sempre bonito podem se tornar hábitos extremamente prejudiciais. A água é um recurso natural valioso, mas nem por isso é infinito.
O desperdício de água no Brasil é intenso, fazendo com que milhões de litros sejam jogados para o ralo sem um uso realmente necessário. Nosso país é o segundo maior consumidor de água em todo o mundo e estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo já sofrem com as consequências do mal uso.
Economizar água, portanto, não é apenas um dever, mas sim um hábito que pode garantir a utilização desse recurso pelas próximas gerações. Então, com disciplina e atenção, o consumo consciente pode ser praticado por todos, desde crianças até idosos. Acompanhe o post de hoje e veja 5 dicas para economizar água em casa.
Ao lavar a louça limpe os restos de comida dos pratos e panela com esponja e sabão para somente depois abrir a torneira para molhá-los. Lembre-se de ensaboar tudo o que precisa ser lavado com a torneira fechada, abrindo-a depois para um novo enxágue. A torneira aberta por 15 minutos gasta em média 117 litros de água e com essa simples atitude você pode economizar até 20 litros.
Além disso, se você utiliza a máquina de lavar louça pode acioná-la apenas quando estiver com uma quantidade razoável de utensílios. Com isso, além de economizar água, você economiza energia e otimiza seu tempo.
Procure gastar o mínimo possível de tempo no banho, podendo até mesmo fechar o registro enquanto se ensaboa. Sempre que você toma um banho de 5 minutos com o chuveiro ligado, são gastos aproximadamente 60 litros de água. Então, se o banho for de 20 minutos, o consumo será de 300 litros. Ao reduzir um minuto no banho você pode economizar entre 3 a 6 litros de água, sendo que ela ainda pode ser reutilizada para outras atividades, como lavar o quintal ou o carro.
Além disso, sempre feche a torneira na hora de escovar os dentes, assim como tentar ser mais rápido ao lavar o rosto ou se barbear.
Utilize a máquina de lavar roupas apenas quando tiver um volume considerável de peças sujas. Inclusive, se usar o tanque, deixe as roupas de molho e utilize a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue e aproveite para lavar o quintal ou área de serviço posteriormente.
Atividades do dia a dia que demandam o auxílio da mangueira de jardim podem ser facilmente substituídas por baldes. Por exemplo, para lavar o carro, que pode ser limpo uma vez por semana, você pode contar com a ajuda de baldes e panos. Além disso, reaproveitar a água que sobrou da máquina de lavar roupas ou do banho também é uma maneira de reduzir o desperdício.
Para molhar o jardim e as plantas opte por um regador adequado. No verão, o ideal é que a rega seja feita em horários com temperaturas mais amenas, até 10 da manhã ou depois das 17 horas. Já no inverno, você pode regar durante a manhã em dias alternados. Além disso, é importante regar a base das plantas e não as folhas, pois assim você garante a real hidratação.
A calçada é considerada um espaço público e não há necessidade de lavar com a mangueira todos os dias. No entanto, caso seja preciso fazer uma limpeza, o mais recomendado é utilizar primeiro a vassoura para retirar o mais grosso da sujeira, como folhas, e depois utilizar um balde com água e uma vassoura para esfregar o chão. Preferencialmente, a água deve ser a que sobrou do tanque, da lavagem das roupas ou da máquina de lavar. Isso porque, utilizar a mangueira como vassoura para eliminar a sujeira por apenas 15 minutos pode desperdiçar aproximadamente 280 litros de água. Tudo isso para que no dia seguinte ela esteja suja de novo. Portanto, faça escolhas inteligentes em seu dia a dia.
Então, com as dicas do post de hoje você e todos os membros da família serão capazes de economizar água em casa. Sabemos que implementar novos hábitos pode não ser uma tarefa simples. Sendo assim, uma boa dica é colocar lembretes espalhados pela casa, deixar uma lousa com as tarefas de cada morador em um local de fácil visualização e até mesmo criar brincadeiras para as crianças compreenderem a importância de suas ações. Com todos os membros engajados é muito mais fácil ter sucesso no dia a dia, visto que dessa forma um está sempre incentivando o outro.