A cozinha hoje em dia é um dos principais cômodos de uma casa ou apartamento, visto que pode ser utilizada para reuniões em família, com amigos ou apenas para as refeições rápidas do dia a dia. Sendo assim, ela exige um revestimento de qualidade, que seja fácil de limpar, resistente e com alta durabilidade. Vale lembrar ainda que existem alguns modelos que ajudam ampliar o ambiente, sendo necessário avaliar também o espaço disponível antes de realizar a compra. São muitas questões que devem ser consideradas no momento de escolher um piso para cozinha e por isso, no post de hoje vamos falar quais são os melhores tipos para que você aprenda de uma vez por todas!
Existem opções para os diversos gostos e bolsos e o material utilizado em sua fabricação será o determinante de sua durabilidade, resistência a peso, facilidade de limpeza e valorização do ambiente.
Então, se deseja um espaço mais sofisticado, o mais recomendado é utilizar pisos em cores neutras e mesclar tons claros e escuros pela decoração. Já em cozinhas retrô, é necessário equilibrar o mix de cores. Ou seja, se possuir azulejos desenhados na parede e os eletrodomésticos forem coloridos, o piso deve ser neutro ou ser intercalado com uma cor específica mais fria.
Por fim, não se esqueça de avaliar o espaço da cozinha, visto que, como falamos, existem pisos que podem promover sensação de amplitude. Então, caso ela seja muito pequena, não escolha cores escuras, optando sempre por tons neutros e claros.
Veja agora nossa lista com os pisos mais indicados para utilizar na cozinha:
Esse é um dos tipos mais utilizados para revestir não apenas a cozinha, como diversos outros cômodos da casa. Isso porque, ele possui várias texturas e o mais indicado para a cozinha é o vitrificado. Ele é liso, brilhante, tem efeito espelhado, além de ser muito resistente às manchas e riscos. O retificado possui borda mais fina que o comum, promovendo um acabamento ainda mais elegante e não permite que resíduos se acumulem no rejunte.
A cerâmica é feita de barro e por esse motivo não é tão resistente quanto o porcelanato. Mas ainda assim, ela não deixa de ser uma boa opção. Ela também é vendida com diferentes texturas, cores e desenhos diferentes, e a ideal para a cozinha é a lisa, visto que os modelos antiderrapantes são mais difíceis de limpar e podem fazer com que a gordura fique impregnada. Os pisos de cerâmica lisos são bem resistentes a produtos químicos e não mancham com facilidade, sendo também muito fáceis de combinar com a decoração.
Esse é um dos pisos mais baratos do mercado e sua textura lisa e brilhante é uma de suas principais vantagens. Ele combina muito bem com cozinhas rústicas, sendo extremamente fácil de limpar, além de disfarçar a sujeira e possuir alta durabilidade. Contudo, é preciso tomar cuidado e não utilizar produtos químicos, visto que podem manchar o piso. Por deixar o ambiente mais frio, o ideal é utilizá-lo em regiões mais quentes.
Esse é um tipo bem resistente e é fabricado em diferentes tipos de materiais. A cerâmica, o vidro e a porcelana são os materiais mais indicados para utilizar como piso de cozinha com as pastilhas. Aqui, você pode aplicar todas da mesma cor ou ainda criar uma combinação de cores, promovendo um ar despojado e divertido ao ambiente.
O piso vinílico faz parte do grupo dos pisos flutuantes, ou seja, não são pregados nem colados no cimento, mas sim colocados sobre uma tela isolante. Essa então é sua principal vantagem, sendo extremamente fácil de instalar, além de não precisar do quebra-quebra. Ele é ideal para quem gosta de pisos que imitam madeira e ainda promove sensação de continuidade, se instalado na sala também. Existem versões que podem ser instaladas em áreas úmidas ou molhadas e por isso, você pode lavar a cozinha caso haja necessidade.
Ele possui altíssima qualidade e promove um visual diferenciado para a cozinha. Isso porque, o ladrilho hidráulico é feito a partir do cimento e pintado de maneira artesanal, de acordo com o gosto do cliente. Então, a mistura de cores pode deixar o ambiente mais alegre e ideal para cozinhas com decoração retrô. A limpeza deve ser feita apenas com água e detergente neutro para não estragar os desenhos.
Então, agora que você sabe quais são os melhores pisos para cozinha, já pode avaliar suas opções e escolher o que mais combina com seu imóvel. É importante lembrar que, caso ele seja alugado, ou você ainda esteja à procura de um, é importante confirmar com sua imobiliária a possibilidade de reformas. Agora, caso não queira se preocupar com o quebra-quebra, informe exatamente quais são seus desejos e necessidades para que a imobiliária encontre a casa ou apartamento ideal.