Utilizar o cimento queimado como parte de sua decoração é uma alternativa extremamente interessante, visto que ele é versátil e pode ser aproveitado de diversas maneiras, como paredes, pisos, móveis, vasos e bancadas. Além de promover um ar diferenciado, rústico e elegante, o cimento queimado ainda possui baixo custo quanto comparado a outros revestimentos, por ser composto apenas de cimento, areia e água.
Contudo, justamente por sua versatilidade, é comum que surjam dúvidas sobre como incluí-lo em sua decoração, podendo inclusive causar diversas confusões. Mas, não se preocupe! No post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber para utilizá-lo em sua casa ou apartamento.
A textura do cimento queimado é a queridinha de arquitetos e designers, visto que é fácil de aplicar, além de ser barata e oferecer um toque moderno e inovador ao espaço.
É possível criar diversos efeitos com o cimento queimando, visto que a textura e até mesmo a cor podem ser variadas de acordo com seu desejo e a maneira de aplicação. É possível fazer movimentos circulares, horizontais, verticais ou diagonais, sendo que quanto mais irregular for a aplicação, mais notável será sua textura final.
Além disso, existem ainda diversos tons disponíveis de cimento queimado, sendo que a tonalidade desejada também pode ser definida de acordo com o número de mãos. Por exemplo, quanto maior o número, mais escuro e marcante será o resultado.
A sala é um dos ambientes mais utilizados da casa e aqui você pode ousar com sua criatividade e imaginação, visto que esse ambiente geralmente possui muitos móveis na composição. Então, caso o cimento queimado esteja na parede da TV, você pode incluir um rack bem colorido ou de madeira para completar a decoração. Agora, para o mobiliário vale apostar em tons mais fortes como laranja, amarelo, azul e verde, visto que essas cores oferecem um contraste marcante com o cimento queimado.
Agora, se você te um estilo mais conservador ou clássico, também é possível utilizar cores neutras, como branco, preto e cinza em móveis de mais destaque e tons mais vibrantes em detalhes, como almofadas, quadros ou vasos.
Caso você queira utilizar o cimento queimado no quarto, o ideal é aplicá-lo nas paredes, visto que quando o material é utilizado no piso, é provável que o ambiente fique frio, prejudicando a sensação de aconchego que esse tipo de cômodo exige. Sendo assim, na parede ele pode ser usado de diferentes maneiras, seja em apenas uma delas ou em todas, tudo irá depender do gosto do morador. Aqui, uma opção interessante é apostar em quadros com cores vibrantes. Também é possível aplicar o cimento na parede da cabeceira, promovendo charme e elegância, quando composto com detalhes decorativos.
Uma boa dica para que você consiga visualizar como irá ficar o espaço é por meio de um projeto de interiores.
Já na cozinha, o cimento queimado pode ser utilizado tanto no piso quanto nas paredes. O bacana desse tipo de revestimento é que, por ser mais neutro, é possível utilizá-lo com diferentes tipos de cores. Por exemplo, uma pia de pedra colorida promove um ar descolado e moderno, quando combinado com o cimento queimado. Além disso, você pode complementar o espaço com uma bancada feita com o material, incluindo ali elementos decorativos em tons vibrantes.
Aqui, o único local em que não é recomendado utilizar cimento queimado é dentro do box, visto que é muito liso e pode se tornar perigoso durante o banho. É interessante manter a claridade no banheiro, optando por revestimentos mais suaves para combinar com o cimento queimado. Por exemplo, você deixar o interior do box com uma cor colorida, como o amarelo, e o restante manter o tom neutro do material.
Outra vantagem do cimento queimado é sua resistência à chuva e ao sol, podendo ser aplicado em áreas externas sem qualquer preocupação. Geralmente, essas áreas possuem um aspecto mais rústico, sendo possível utilizá-lo combinado com materiais naturais, como pedras brutas, madeira de demolição e outros objetos decorativos que transmitam essa sensação. Inclusive, aqui você ainda pode optar por utilizá-lo junto com ladrilho hidráulico. Contudo, é importante lembrar que ele pode se tornar escorregadio quando molhado, devendo ficar longe das bordas da piscina.
Então, como você viu, o cimento queimado pode ser usado de diferentes maneiras e em diversos cômodos de seu imóvel. Basta você criar um bom planejamento a fim de escolher como irá realizar essa tarefa. Além disso, é importante confirmar com a imobiliária, caso seu imóvel seja alugado, se essas mudanças podem ser feitas a fim de evitar dores de cabeça. Agora, caso esteja à procura de um imóvel, informe quais são as características que gostaria de encontrar no local e também suas necessidades para que a imobiliária encontre o imóvel perfeito rapidamente.