O tempo em que as cozinhas eram cômodos básicos e esquecidos já ficou para trás. Hoje em dia, elas se tornaram um dos principais pontos de uma casa ou apartamento, sendo muito utilizada para reunir os amigos e família. Sendo assim, uma cozinha sem graça não combina com toda a função que ela promove, certo? Esse ambiente é de extrema importância e deve possuir personalidade, ganhando cada vez mais projetos visuais modernos, elegantes e cheios de vida. Sendo assim, as cores para a cozinha se tornaram uma das principais escolhas no momento da decoração, e atualmente não existem mais regras.
Contudo, é preciso saber como escolher a fim de garantir um visual interessante para sua cozinha. Sendo assim, preparamos o post de hoje para te ajudar a escolher a cor ideal para esse ambiente tão aconchegante!
Veja agora algumas dicas para você escolher as cores para a sua cozinha:
Cozinhas menores pedem cores mais claras, visto que promovem sensação de amplitude. Contudo, não fique preso ao branco, optando por outros tons como o creme, cinza claro, marfim ou areia.
Agora, caso sua cozinha seja comprida, uma boa opção é pintar uma das paredes com um tom mais escuro, como vermelho, azul marinho ou grafite, visto que ela irá ajudar a quebrar a linearidade do local. Por outro lado, cozinhas quadradas podem ser alongadas ao pintar duas paredes, uma de frente para a outra com cores mais escuras.
Se você não deseja ter muito trabalho, uma boa opção é apostar em eletrodomésticos para oferecer mais vida ao ambiente. Existem diversas opções de geladeiras, fogões, liquidificadores e cooktops, além de outros utensílios domésticos coloridos. Vale lembrar ainda que plantas em cozinhas podem não se dar bem, mas é possível apostar em pequenos vasos com ervas, garantindo temperos frescos e um visual diferente. Por fim, frutas também podem contribuir para a decoração. Deixe-as em uma cesta sobre a mesa ou bancada e as cores irão mudar o espaço.
Armários pretos podem ser realçados por paredes em cinza claro, no estilo do cimento queimado. Além disso, utilize madeiras em tons claros e escuros, tanto na mesa quando em uma parte dos armários. Uma boa dica é utilizar diferentes tons de uma mesma cor para deixar o visual mais interessante.
Utilizar cores mais vivas para decorar sua cozinha é uma boa alternativa para deixá-la mais alegre e moderna. Elas estão na moda, e podem ser usadas tanto nas paredes quanto nos móveis, utensílios domésticos e até mesmo em papeis de parede. Caso não queira algo muito ousado, você pode escolher pintar apenas duas paredes com cores vibrantes e combiná-las com tons neutros.
Uma das principais tendências para cozinha é o total black. Aqui, ele pode ser usado de diferentes maneiras no momento de planejar a decoração e ao contrário do que pode se pensar, ela promove uma sensação de sofisticação, estilo e contemporaneidade. Seja nos armários, mesa, utensílios domésticos e até mesmo no chão, todos podem receber essa tonalidade.
A tradicional cozinha branca está nos deixando aos poucos, sendo que uma nova tendência são os tons de cinza. Da mesma forma que a cor preta, essa cor mais escura também deixa o espaço mais sofisticado. Além disso, é possível decorar a cozinha com tons de cinza ou combinar com cores vivas, como o amarelo.
Esse estilo é ideal para quem não gosta de cores escuras ou muito chamativas, possuindo uma estética minimalista e delicada. Aqui, tudo é claro, charmoso e funcional, sendo geralmente decorada com tons pastel e pequenos jardins de suculenta. Além disso, a madeira natural é outro destaque no ambiente.
Por fim, para aqueles que gostam de referências do passado, o estilo retrô é a melhor opção para a decoração de cozinha. Além de charmoso, ele deixa o ambiente alegre e costuma trazer à tona elementos que fizeram sucesso entre os anos 50 e 80. As cores aqui são vivas, principalmente em elementos como geladeira (de preferência antiga) e armários. Além disso, ainda é possível complementar com utensílios esmaltados, chão xadrez e azulejos decorados, peças essenciais para resgatar a estética dessa época.
Então, como falamos, não existem regras para escolher a cor de sua cozinha. Basta você analisar seu espaço e escolher as cores que mais te agradam. Lembre-se de não seguir apenas as modas, avaliando também se as cores realmente fazem sentido para você. Com isso, você garante um visual novo para seu espaço e ainda não enjoa da decoração. Vale lembrar ainda que, caso esteja à procura de um imóvel, você deve confirmar com a imobiliária a possibilidade de reformas no local para que tenha a cozinha de seus sonhos.