Balneário Camboriú é uma cidade litorânea localizada no estado de Santa Catarina. Com aproximadamente 140 mil habitantes, ela é capaz de comportar mais de um milhão de pessoas na alta temporada. Conhecida também como Dubai Brasileira, pelo fato de abrigar alguns dos maiores arranha-céus do país, a cidade é conhecida por suas belezas naturais e badalação, atraindo cada vez mais turistas e até mesmo moradores para a região.
Ainda que possua 53 anos, sua história é mais antiga do que muitos imaginam e conhecem. Por isso, no post de hoje vamos falar tudo sobre ela para que você conheça a história de Balneário Camboriú de fato.
Colonização
Os registros confirmam que quando os homens brancos e de origem portuguesa chegaram na cidade, as terras de Balneário Camboriú já eram habitadas, realizando assim apenas o repovoamento e não sua descoberta. Esses indícios foram comprovados nos anos 70 graças ao Padre João Alfredo Rohr e seu time que escavaram um sítio arqueológico na Praia das Laranjeiras e acabaram encontrando 165 sepultamentos.
Além disso, de acordo com o IBGE, existem relatos comprovando a colonização desde 1758 devido ao fato de que algumas famílias já residiam na margem esquerda do rio Camboriú. Contudo, foi somente em 1826, que o colono Baltazar Pinto Corrêa ganhou do Governo da Província de Santa Catarina uma área de terra onde atualmente está localizado o bairro dos Pioneiros, para cultivo e moradia.
Vale lembrar ainda que existem indícios de que índios também viviam na região, como os Tupi-Guaranis, Carijós e Kaingangs. Inclusive, quando os historiadores cavaram mais a fundo as origens da cidade, confirmaram que sua história vai muito além da data de sua emancipação. Como resultado, em 2019 uma lei sancionada reconhece o dia 26 de abril de 1949, como data de fundação real da cidade.
Primeiros hotéis e casas de Veraneio
Na década de 20, a chamada Praia de Camboriú era apenas um reduto de pescadores, visto que ali haviam poucos moradores e o local mais desenvolvido era o Bairro da Barra. Na época, a agricultura era de subsistência e a pesca artesanal, sendo a principal atividade econômica. Inclusive, em 1927 a Colônia de Pescadores Z7 foi fundada e foi uma das primeiras de toda a região.
Além disso, nesse mesmo período começaram a surgir as primeiras casas de veraneio, pertencentes aos moradores de Blumenau, que influenciaram um processo de desenvolvimento com os primeiros hotéis.
O primeiro hotel, chamado de “Hotel Jacó” ou “Strand Hotel” foi inaugurado em 1928. Mas em 1934 surgiu um novo empreendimento no local, o Hotel Miramar. Com o tempo, a rede hoteleira foi aumentando, mas ainda que esse movimento tenha começado nos anos 20, foi apenas na década de 60 que a atividade turística foi impulsionada.
Vale lembrar que a inauguração do Hotel Marambaia foi um dos marcos da época, visto que foi no mesmo ano que a emancipação do município.
Emancipação
Em 20 de julho de 1964, Balneário Camboriú foi emancipado e desmembrado de Camboriú, cidade que está localizado a cerca de 7 km e pertenceu a Itajaí até 1884. De acordo com o livro Balneário Camboriú e Camboriú: história de duas cidades, pouco antes da emancipação, na década de 50, a praia de Camboriú passou a receber muitos veranistas para a época ao mesmo tempo que a construção de casas na região também aumentava. Inclusive, o livro afirma que de 1951 para 1952 houve um aumento de 40 para 652 casas, colocando o município no topo do ranking de cidades turísticas do sul do país.
Contudo, na época o turismo não era prioridade para o governo local, pois não era visto como fonte de renda para a cidade. Afinal, a vocação agrícola do município fazia com que os governantes enxergassem apenas o agricultor como maneira de alavancar a economia do local.
Mas, o que não se esperava era o aumento exponencial do fenômeno turístico na região, sendo até mesmo inesperado pelas autoridades. Como consequência, começaram a ouvir rumores para a criação do Distrito da Praia de Camboriú no ano de 1959. Foram alguns anos de luta, até que em 1964 o Distrito da Praia tornou-se um município. Logo em seguida, começaram a pensar em um nome para oferecer uma cara nova à cidade, escolhendo o nome “Balneário de Camboriú” para lembrar praia e posteriormente “Balneário Camboriú”.
A cidade pode parecer nova, mas tem muita história pra contar. Sua qualidade de vida é exemplo para muitas cidades no país, graças à boa infraestrutura promovida no município. Inclusive, seu IDH (índice de desenvolvimento humano) é bem alto, colocando a cidade no topo do ranking das cidades brasileiras.
Com todos esses benefícios é fato que a cidade é muito procurada por novos moradores. Então, se você deseja morar em Balneário Camboriú, não se esqueça de contratar uma imobiliária de qualidade. Além de agilizar o processo, ela irá encontrar o imóvel ideal de acordo com as suas necessidades e qualidade de vida.