É fato que casas e apartamentos estão cada vez menores nos empreendimentos, visto que é preciso atender a demanda populacional e assim abrigar a todos. Da mesma maneira, os quartos e demais cômodos tornaram-se pequenos, sendo necessário então criar novas decorações a fim de deixar o espaço organizado e sem sensação de bagunça. Caso você não saiba, existem diversas tendências decorativas que podem até mesmo promover sensação de amplitude, basta saber como utilizá-las. Por isso, no post de hoje vamos te dar as melhores dicas sobre como decorar um quarto pequeno.
As cores claras promovem sensação de amplitude, visto que refletem melhor a luz do sol. Contudo, é importante deixar claro que isso não significa que o ambiente precise ser apenas branco e sem elementos de destaque. Para dar mais vida ao quarto pequeno, opte por deixar as cores mais vibrantes para os detalhes, como partes dos móveis e objetos, como quadros, almofadas, luminárias, ou até mesmo uma parte da parede. Para isso, você pode ainda optar pelos papeis de parede.
É preciso saber aproveitar o espaço das paredes quando o quarto é pequeno. Sendo assim, inclua nichos e prateleiras para armazenar objetos decorativos, livros, fotografias e até mesmo para que sejam funcionais. Vale ainda colocar uma prateleira na parede atrás da cama, visto que promove um efeito diferenciado na decoração e ainda pode dispensar o uso de uma cabeceira, que pode ocupar até mais espaço. Além disso, você pode instalar uma prateleira para substituir uma escrivaninha comum.
Os espelhos são capazes de dar um aspecto amplo ao quarto, sendo uma peça coringa na decoração. Contudo, é preciso que ele seja do chão ao teto e que em sua parede oposta tenha um elemento interessante de destaque que também promova amplitude, como paredes claras e iluminação. Com isso, você pode conferir o visual com tranquilidade e ainda garante mais espaço ao seu quarto pequeno.
É preciso que o ambiente seja bem iluminado para que o local passe a sensação de amplitude. Sendo assim, opte sempre que possível por deixar a janela aberta e evite obstruí-la com outros móveis. Vale lembrar também que cortinas escuras podem deixar o espaço ainda menor. Para as lâmpadas, opte pelas amarelas, visto que deixam o espaço mais aconchegante e confortável, principalmente no frio. Trilhos e spots são uma ótima opção, visto que iluminam o quarto por inteiro e não apenas o centro, como acontece com lâmpadas centralizadas.
Os móveis planejados serão a melhor opção para ajudar na decoração de um quarto pequeno. Ainda que eles possam parecer mais caros no primeiro contato, o conforto, praticidade e funcionalidade promovidos irão valer a pena. Inclusive, vale lembrar ainda que eles podem valorizar o imóvel, aumentando seu lucro em uma venda futura. Por serem feitos sob medida, você pode escolher exatamente como será seu formato, a textura, cor e qual será sua funcionalidade, garantindo maior qualidade de vida e beleza para seu espaço.
Outra dica importante é deixar a linha dos móveis em uma altura baixa para fazer com que o pé direito pareça maior, assim como o tamanho do quarto. Tome cuidado apenas para que eles não invadam a circulação.
É importante lembrar que um quarto pequeno precisa receber certos cuidados para que o ambiente não fique ainda menor ao incluir muitos móveis e acessórios. Sendo assim, é importante dar prioridade aos móveis essenciais e que tenham alguma função, como sofá-cama, baú que sirva como puff, cabeceira que tenha prateleiras, entre outros. Não se esqueça dos móveis planejados para oferecer maior conforto e praticidade em seu dia a dia.
No momento de decorar o quarto, observe todos os espaços que não seriam utilizados normalmente para que possam se tornar seus melhores amigos a fim armazenar os pertences, como embaixo da cama ou em cantos das paredes. Você também pode optar por móveis 2 em 1, como um puff que serve como baú.
Por fim, mas não menos importante, a bagunça pode deixar seu quarto menor do que ele realmente é. Por isso, mantenha sempre a limpeza e organização em dia. Mas, caso seja difícil, opte então por ter menos objetos à mostra.
Com todas as dicas de hoje você será capaz de decorar um quarto pequeno de maneira simples, mas totalmente eficaz. É muito importante criar um planejamento a fim de garantir economia de tempo e dinheiro. Sendo assim, no momento que escolher o imóvel junto à imobiliária, já tire as medidas do quarto para que possa selecionar os móveis e objetos decorativos. Não se esqueça ainda de deixar claro quais são suas exigências, visto que assim, a imobiliária irá encontrar a casa ou apartamento ideal de maneira rápida.