Na hora da reforma, os pisos são elementos essenciais, mas a escolha pode não ser uma tarefa fácil. Isso porque, existem diversos tipos de materiais, cores e tamanhos disponíveis no mercado, deixando as pessoas confusas no momento da escolha. Portanto, para encontrar o piso ideal, além de levar em conta seus gostos é preciso também considerar toda a arquitetura do imóvel para criar uma composição harmônica. Por fim, ainda é preciso avaliar o custo-benefício, estética e durabilidade do piso, para não ter dores de cabeça futuras.
Após realizar a toda essa análise, é comum que as pessoas optem pelo piso de porcelanato, que vem se destacando cada vez mais nos lares dos brasileiros. Se você está em dúvida sobre qual piso escolher ou quer conhecer melhor o porcelanato, continue lendo o post de hoje e entenda de uma vez por todas suas vantagens.
Se pretende reformar sua casa ou apartamento é preciso, além de verificar com a imobiliária essa possibilidade, identificar o local em que irá instalar o porcelanato. Por mais que seja fácil de limpar, possuindo brilho e boa durabilidade, ele não pode ser instalado em qualquer ambiente.
Sendo assim, considere se ele será instalado em áreas internas ou externas, secas ou molhadas. Esse planejamento fará toda a diferença, visto que em áreas externas, é recomendado que os pisos sejam mais rústicos e antiderrapantes devido ao constante contato com a água. Agora, em áreas internas e cômodos como sala, quarto e cozinha, eles podem ser utilizados sem qualquer restrição. Não se esqueça então, de escolher a cor e textura mais adequada para cada um deles.
Como já falamos, o porcelanato está se tornando cada vez mais presente nas decorações e isso não é à toa. Ele possui diversas vantagens, como:
Bom, agora que você já sabe quais são as vantagens do piso de porcelanato, entenda sobre os tipos existentes para escolher o mais adequado para sua casa.
Ele é mais fosco quando comparado aos outros tipos, possuindo assim um aspecto menos brilhante ao espaço, mas ao mesmo tempo deixando-o confortável e aconchegante. Pelo fato de ser mais resistente, ele é ideal para banheiros, salões de eventos e salas comerciais.
Já o porcelanato polido possui textura lisa e aspecto brilhante, garantindo assim maior sofisticação ao ambiente. Portanto ele é mais recomendado para salas, cozinhas e quartos.
O porcelanato técnico por sua vez, possui toda sua massa com a mesma estrutura e coloração. Com isso, o desgaste não influencia na aparência do porcelanato.
Esse modelo não possui acabamento final, sendo pouco escorregadio e ideal para espaços comerciais e com alto tráfego de pessoas.
O esmaltado possui diferentes tipos de textura, oferecendo várias possibilidades para sua decoração.
O porcelanato lapado possui um acabamento que fica entre o polido e o acetinado, reproduzindo superfície de pedras naturais.
Esse tipo possui modelos diferenciados e com grande variedade de efeitos e texturas realistas. Ele se distingue pela profundidade, luminosidade e leveza, podendo reproduzir materiais como madeira, mármore, pedra, etc.
Esse modelo é o mais moderno atualmente, combinando a impressão full HD e a técnica de polimento. Portanto, eles são capazes de imitar de maneira impressionante mármores e granitos, ainda que possua a resistência de um porcelanato.
Bom, agora que você sabe tudo sobre o porcelanato, já pode começar a escolher o modelo ideal para seu imóvel. Caso ainda esteja à procura junto com sua imobiliária é importante deixar claro suas expectativas e o que deseja para uma casa ou apartamento. Assim ela será capaz de encontrar aquele que mais atende suas necessidades, gostos e exigências, além de verificar a possibilidade de reformas para você instalar o porcelanato sem preocupações.