Realizar uma mudança com a família é um momento muito importante, principalmente quando o imóvel a ser adquirido é um apartamento e a quantidade de integrantes é maior que o comum. Isso porque, é preciso analisar diversos fatores para que toda a família se acomode e tenha boa qualidade de vida.
Portanto, com tantas opções e, em certos casos restrições, o ideal é contar com a ajuda de uma imobiliária para que ela encontre a opção ideal, que atenda todas as necessidades, gostos e orçamento familiar. Mas, para que você entenda um pouco melhor o que precisa ter em mente para iniciar essa conversa, hoje vamos falar sobre o que é preciso considerar ao escolher um apartamento para uma família de 5.
Obviamente, cada família possui suas particularidades, preferências e necessidades, mas quando falamos sobre famílias maiores ou de casais que pretendem ter muitos filhos, o ponto principal e que deve ser valorizado é a segurança, tanto do apartamento, quanto do bairro.
Além disso, como falado, o imóvel precisa ter bom espaço para que a família tenha conforto em seu dia a dia, além de facilidades. Afinal, caso isso não seja possível, provavelmente a qualidade de vida irá diminuir, causando estresse nos moradores. Por fim, casais que ainda não possuem filhos precisam conversar abertamente sobre o assunto para, além de evitar arrependimentos, também ser possível realizar um bom investimento no imóvel ideal.
Famílias maiores, ou que pretendem crescer, possuem maior facilidade para avaliar os pontos necessários, visto que os objetivos estão claros e bem definidos. Veja agora o que levar em conta:
Procure um bairro que seja tranquilo, mas que tenha fácil acesso a serviços como bancos, supermercados, farmácias, escolas, etc, para que assim você tenha segurança e conforto ao se deslocar. Além disso, é recomendado conversar com a vizinhança e costumes do bairro, para que não surjam surpresas desagradáveis, como festas corriqueiras ou algo que atrapalhe a tranquilidade da família. Por fim, avalie o trânsito da região, condição das calçadas, sinalizações, entre outros.
Quanto maior o número de pessoas na família, maior é a necessidade de verificar se o prédio possui mais de uma entrada ou se o acesso é feito somente pela portaria e garagem. O ideal é que o edifício possua serviço de portaria, para ser possível controlar o acesso de moradores e visitantes, garantindo assim maior segurança para todos. Inclusive, caso possua carro, é preciso verificar a quantidade de vagas disponíveis na garagem para seu apartamento, assim como a iluminação, sistema de segurança e visibilidade dos portões.
É fato que crianças precisam se movimentar e divertir, para se desenvolverem da melhor forma possível. Portanto, avalie se o local possui áreas destinadas ao lazer, como piscina, jardim, academia, quadra e playground. Além disso, caso o prédio não possua essas áreas, é interessante verificar se o bairro oferece essas atividades de forma gratuita ou paga, para ainda ser possível colocar na ponta do lápis os gastos futuros com escolinhas de esportes.
Além de verificar o tamanho das áreas comuns, como sala e cozinha, para que comportem confortavelmente toda a família, ainda é preciso avaliar a quantidade de cômodos disponíveis. O ideal é que o apartamento possua pelos menos um quarto para cada filho e um para o casal, pois assim é possível evitar conflitos futuros de espaço entre os irmãos. Além disso, ter um banheiro a mais também pode promover maior praticidade e organização no dia a dia da família.
Caso você procure tranquilidade, mesmo que seus filhos sejam um pouco maiores, dê preferência para apartamentos localizados em andares mais altos, visto que o barulho da rua fica mais distante. Além da vista privilegiada e diminuição de ruídos, essa opção também conta com menor acúmulo de poeira e poluição.
Inclusive, avalie a posição solar do imóvel, para que ele não seja frio ou quente demais. O ideal é que as aberturas, como janelas e varandas, sejam voltadas para o norte, mas caso não seja possível, priorize as direções leste ou oeste.
Além da segurança do entorno, avalie também o sistema que o edifício possui, como cercas elétricas, portaria, iluminação, entre outros. Nos próprios apartamentos também é preciso conferir as grades de proteção, protetores de tomada, corrimãos em escadas, etc. Assim, é possível identificar a necessidade de reformas e garantir uma moradia segura para toda a família.
Bom, agora que você já sabe o que avaliar para encontrar seu apartamento, já está na hora de conversar com sua imobiliária, para então adquirir o imóvel perfeito para vocês. Lembre-se de considerar todos os pontos citados e ainda ouvir a opinião da imobiliária, visto que como possui maior conhecimento de mercado, pode oferecer dicas valiosas e melhorar toda sua experiência.