Ligamos para Você
Nossa politica de privacidade e cookies Nosso site utiliza cookies para melhorar a sua experiência na navegação.
Você pode alterar suas configurações de cookies através do seu navegador.
Desc Imóveis
Desc Imóveis
Telefones para Contato

Busca de Imóveis

Selecione os critérios de busca nos campos abaixo e encontre seu imóvel dos sonhos

Tudo o que você precisa saber sobre administração de condomínios

Tudo o que você precisa saber sobre administração de condomínios
Publicado em
Sem Categoria

A administração de condomínio é muito importante para que as coisas possam operar de forma organizada dentro de uma comunidade de pessoas.

O síndico que atua sozinho, hoje, fica longe de ser a presente realidade da maioria dos condomínios.

Isso porque a gestão envolve muita coisa e deixar esse encargo apenas para uma pessoa não é o ideal a ser feito.

No entanto, muitos pontos devem ser falados antes que se pense em adquirir um serviço de gestão.

Se você tem dúvidas a respeito disso e quer saber quais são os pontos necessários antes de contratar um, continue lendo este artigo.

 

O Que Você Precisa Saber A Respeito De Administração De Condomínio

 

Antes de mais nada, vamos deixar claro sobre o que se trata uma administração de condomínio.

Esse serviço nada mais é do que uma empresa que tem como objetivo, ajudar o síndico em sua rotina e prestar um serviço de gestão mais abrangente e profissional

Muitas pessoas acabam não tendo ideia mas, a administração de um condomínio é muito parecida com a gestão de uma empresa.

Dentro de um condomínio, a administração vai muito além da limpeza e controle de quem entra e quem sai.

Portanto, são comuns também funções como:

·    Folha de pagamento;

·    Emissão de boletos para taxa do condomínio;

·    Pasta com prestação de conta;

·    Receitas com as despesas do local;

·    Controle de fundo de obras;

Entre muitas outras funções, são tarefas que um gestor deve fazer. Ainda, é preciso que a pessoa responsável tenha noção para orientar a respeito de setores da gestão, finanças e sobre o setor trabalhista.

 

Quais funções uma administradora é responsável?

Como apontamos, a administradora é uma empresa que tem como função prestar o serviço de suporte na gestão de um condomínio.

Em geral, acabam sendo contratadas para que possam tomar conta mais do setor administrativo. Ou seja, tudo referente a contabilidade, RH, parte jurídica, etc.

Essas empresas de maneira geral, acabam exercendo as seguintes funções:

·    Fazer a gestão de contas para pagamento;

·    Emitir os boletos de taxa de condomínio, fundo de reserva e multa;

·    Organização e alocação de documentos e arquivos;

·    Prestação de contas;

·    Entre outros pontos.

Portanto, todo trabalho feito por essa empresa tem como foco apenas auxiliar o trabalho do síndico da melhor forma.

 

Quais Os Deveres De Uma Administradora De Condomínio?

 

A empresa de administração de condomínio pode conduzir parcialmente ou totalmente a gestão de um local.

Portanto é indispensável que seja garantido o profissionalismo da empresa quanto a questões referentes a serviços de manutenção, controle de finanças, recursos humanos, entre outras obrigações necessárias.

Fica a responsabilidade da administradora também lidar com a terceirização dos funcionários contratados, independente do setor que sejam.

Algumas cláusulas de ações a serem feitas podem variar de acordo com cada contrato. Isso acontece pois acaba sendo possível que diferentes tipos de serviços tenham contratação.

Uma administradora não vem para substituir o papel e a função de um síndico. Muito pelo contrário, o síndico é ainda quem representa os condôminos e continua responsável por toda questão de empreendimento.

Uma empresa de administração de condomínio deve apenas realizar as questões referentes aos processos de gestão do espaço.

Portanto, isso inclui tudo que envolva trabalhos burocráticos que lidem com prazos e outras coisas.

O síndico é responsável por garantir a integridade e o bem-estar do proprietário. Nesse sentido, uma das vantagens da terceirização de processos internos é poder dar mais atenção às vontades dos moradores.

Além disso, o síndico tem mais tempo para planejar melhorias estruturais ou administrativas no apartamento.

Agora, em relação às administradoras para os moradores, a empresa tem a função de cuidar dos espaços em comum. Portanto, ficam no comando de cuidar de:

·    Jardins;

·    Piscinas;

·    Parques;

·    Portaria;

·    Entre outros.

Tudo isso deve ter acompanhamento próximo do zelador, que deve coordenar os próprios funcionários ou os terceirizados.

Quando há casos como pendências, a administradora deve prestar o serviço de notificação ao morador via carta ou telefonema.

 

Atenção aos seguintes pontos sobre administração de condomínio

Assim como qualquer serviço, antes que uma administradora seja contratada por você é essencial que as certificações que a empresa tem sejam conferidas.

Uma das principais certificações é o PROAD. Ele confere as administradoras o reconhecimento e as diretrizes necessárias para que um condomínio possa ter uma boa gestão.

É possível notar que uma administradora presta um papel muito importante em relação a gestão do local e seu bom funcionamento.

Desse modo, ela facilita bastante a vida do síndico e seus afazeres e faz com que todo ambiente consiga ficar mais agradável para todos.

Mas para que tudo isso aconteça de modo eficaz, é necessário que a empresa tenha experiência, possua ética e zele pela qualidade de seus serviços.

Quando essa administração de condomínio é feita de modo que a empresa tenha noção de qual é a responsabilidade que possui, tudo flui de maneira melhor.

O código civil tem como determinação que o síndico é o responsável direto pelo condomínio. Portanto, qualquer problema que venha a acontecer, é o síndico que responde civil e criminalmente.

No entanto, quando esses problemas existem por conta da administradora, ambas as responsabilidades acabam sendo divididas. Portanto, as duas acabam se tornando responsáveis pela má gestão.

É dever do síndico fiscalizar a empresa a fim de que problemas não aconteçam. Desse modo, é fundamental que esse tipo de responsabilidade por parte do síndico seja cumprida para que dores de cabeça sejam evitadas.

Assim, é vital que a escolha de uma gestora de condomínio não seja apenas pelo valor e sim por sua reputação.

 

Conclusão

 

Vimos então, quais os principais pontos em relação a administração de condomínio e o que se deve levar em consideração na hora de fazer a escolha de uma gestora.

Mostramos a utilidade de uma empresa de gestão de condomínio no auxílio ao síndico quanto a atividades burocráticas.

Compreender quais as funções que essas empresas prestam acaba sendo muito importante para o bom funcionamento do local.

Conseguiu entender o que é necessário saber antes de fazer a contratação? Nos conte nos comentários e compartilhe este artigo e solicite maiores informações junto a imobiliária Desc Imóveis de Balneário Camboriú SC.