Você sonha em adquirir um novo imóvel para você e sua família? Para isso, você deve ficar atento o possíveis golpes, como a falsificação de escritura.
Afinal, você quer que esse momento seja uma coisa boa na sua vida, então o ideal é evitar qualquer estresse que essa experiência pode trazer, certo?
Se não tomarmos cuidado o que era o sonho de comprar uma casa nova, pode se tornar um pesadelo. Portanto, iremos listar os possíveis golpes imobiliários que você pode encontrar, como a falsificação de escritura. E para saber como não cair neles, continue lendo esse artigo para conseguir identificar um golpe. Vale resltar que o ideal é sempre contar com a ajuda de um especialista, neste caso um advogado em Balneário Camboriú poderá lhe dar a devida orientação.
Quem nunca sonhou em ter o imóvel dos sonhos? Muitas pessoas sonham com o dia em que poderão adquirir um novo imóvel.
Seja como um investimento, ou como um novo lar para você e para a sua família. Mas, quando esse dia finalmente chega, você deve prestar muita atenção.
Pois, o mercado imobiliário não está isento de golpes em quem deseja comprar um imóvel. Muito pelo contrário, esses golpes são mais comuns do que imaginamos.
Então, qual o golpe mais aplicado no mercado imobiliário?
É a falsificação de escritura. É uma das armadilhas mais comuns, e que você deve ficar mais atento na hora de adquirir a sua unidade de habitação.
O que é a escritura do imóvel? É um documento público que tem como função validade o acordo entre as partes. Ou seja, entre o dono do imóvel e o comprador.
Ela deve ser elaborada no cartório de notas, e é a primeira coisa a ser feita na compra de um imóvel depois da assinatura do contrato de venda. Portanto, ele oficializa a transferência de nome do imóvel.
Como são muitos os documentos exigidos na hora da compra da casa, a falsificação deles pode acabar passando despercebida.
Sendo assim, é um dos golpes preferidos dos golpistas. Mas, como eles falsificam os documentos?
É importante prestar atenção principalmente na validade do documento, pois muitas falsificações são feitas assim.
Além disso, é muito comum a falsificação dos documentos relacionados a escritura. Ou seja, os golpistas adquirem uma cópia da escritura original e obtém os dados do dono.
Então, eles falsificam documentos de identidade, e se passam pelos donos do imóvel.
Assim, no fim das contas, quem está te vendendo o imóvel é alguém se passando pelo dono.
Mas então, como identificar a falsificação de escritura? Não é tão simples assim, mas é possível saber se você está caindo em um golpe.
Quando recebemos a escritura, ela deve ter sido emitida por algum cartório de notas. Por isso, deve ter o selo do cartório.
Mas, como saber que realmente foi o cartório que emitiu aquele documento? É possível verificar se o selo e o documento feito pelo cartório são verdadeiros ou não.
Não é muito comum, mas é possível que ocorra algum extravio de selo, papeis e documentos do cartório. Uma vez em mãos erradas, pode ser utilizado para aplicar golpe.
Portanto, é muito importante que a gente crie um hábito de sempre verificar a veracidade do documento quando ele nos é entregue por uma terceira pessoa.
Você pode verificar no próprio site do extrajudicial do seu estado. Mas, muitas vezes o documento realmente existe, está apenas com assinatura falsificada.
Além disso, como foi falado anteriormente, um dos maiores golpes quando estamos falando de escritura, é na falsificação de documentos, como identidade.
Para ambos os casos, você pode levar uma cópia dos documentos e consultar um perito grafotécnico, que tem como função validar assinaturas e documentos em geral.
Outra maneira de evitar esse tipo de golpe, é ir visitar o imóvel se for possível. Assim, você consegue ver se ele está realmente a venda.
Então, como evitar de cair em golpes imobiliários, como a falsificação de escritura? Já falamos que você pode consultar o site do cartório, para verificar a validade da escritura.
Mas, a falsificação de escritura e de documentos não é a única maneira de você cair em golpes imobiliários.
Portanto, siga as dicas para evitar qualquer tipo de golpe na compra do seu novo imóvel.
1. Confira se o empreendimento existe
Esse golpe é muito comum quando a venda é de construções na planta. Ou seja, você compra um lote ou até mesmo um projeto em andamento que não existe.
Ou ainda, com o endereço diferente do que está no registro do imóvel. Portanto, para não cair nesse golpe, basta conferir o registro do lote no cartório, para ver se é existente.
2. Cuidado com preços muito fora do padrão
Se você achar um imóvel muito barato, cujo valor não condiz com a qualidade do mercado, desconfie.
Na maioria desses casos, esses imóveis estão com alguma documentação desregularizada. Então, evite esse tipo de imóvel.
3. Fique atento a possibilidade de haver outros compradores
Um dos golpes mais comuns é vender o mesmo imóvel para várias pessoas. Mas, felizmente, é bem simples não cair nesse truque.
Para isso, você precisa exigir ter os documentos do imóvel no seu nome antes de repassar qualquer valor.
4. Cuidado com o golpe da portaria
Nesse esquema, um golpista vai até um imóvel que está com as chaves na portaria, e se passa pelo corretor, levando os interessados para uma visita.
Assim, ele convence os interessados a pagarem por uma "taxa de reserva", para garantir a compra do imóvel. Para evitar isso, verifique o cadastro do corretor no CRECI antes de pagar qualquer valor.
Portanto, agora você já sabe todos os golpes que podem ser aplicados no mercado imobiliário, como a falsificação de escritura.
Assim, você consegue prestar atenção na hora de adquirir um imóvel, evitando cair em qualquer cilada.
Além disso, lembre-se sempre de verificar a veracidade de todos os documentos envolvidos nesse processo, até mesmo do corretor.
Então, esse artigo foi útil para você? Deixe aqui nos comentários.